Com o objetivo de assessorar os 37 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) na implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PIC), aconteceu na quarta-feira (28/05) no auditório da SRS/JF um encontro no qual foram apresentados e discutidos assuntos visando dar efetividade as ações.
A abertura do evento foi realizada pelo Superintendente Regional de Saúde, José Eduardo Amorim, que destacou a importância das PIC´S na promoção da saúde. “Temos que dar efetividade às Práticas Integrativas e Complementares, uma vez que 80% da população depende exclusivamente do SUS. Por isso devemos promover ações como essas, que trabalhem o ser humano em toda a sua integralidade”, afirmou.
A Coordenadora Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Minas Gerais, Heloísa Helena Monteiro Braga, explicou os benefícios das Práticas Integrativas e Complementares, que compreendem práticas como a Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Práticas Corporais da medicina Tradicional Chinesa, Termalismo e a Medicina Antroposófica. “Além dos benefícios para a saúde, que são inquestionáveis, a aplicação dessas práticas representam uma economia muito grande, pois o usuário não vai mais precisar pegar determinado remédio, reduzindo os gastos com medicamentos”, explica.
A Médica homeopata da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Walcymar Leoneu Estrela disse que esses encontros são muito importantes, pois promovem as PIC´S. “Temos que fazer esse trabalho, de baixo para cima. E agora essas práticas já estão institucionalizadas, então considero muito importantes esses encontros, pois discutimos as normativas do Estado”, frisou. A Enfermeira do PSF de Itamaraty de Minas, Thaís Tavares de Amorim, que também atua como acupunturista na iniciativa privada também considerou o encontro esclarecedor, visto que agora ela sabe como deve fazer para buscar meio de aplicá-lo no SUS. “Foi muito bom para podermos trocar experiências. E deu também para esclarecer, como buscar recursos”, elogiou.
Além da troca de experiências realizada pelos profissionais também foi distribuído material gráfico que explica o passo a passo para a aplicação das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) nos municípios, bem como livretos sobre a Política Nacional (PNPIC) e a Estadual (PEPIC) de Práticas Integrativas e Complementares no âmbito do SUS.
Autor: Duilio Martins
