Com o objetivo de incentivar a produção com maior qualidade de medicamentos, cosméticos e outros produtos para saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais e o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais (Sindusfarq) está realizando nos dias 19 e 20 de novembro um encontro de trabalho no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.
Para o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, o encontro é uma oportunidade para dialogar com o setor produtivo. Além disso, segundo o secretário, permite disseminar conhecimento e orientações sobre as normas da vigilância sanitária.
“A aproximação entre os produtores e o setor de regulação permite ajustar a produção às normas técnicas que garantem mais segurança e qualidade para as pessoas que utilizam os produtos de saúde. É, enfim, um exercício frutífero para a indústria e a regulação em Minas”.
Pedro Ivo Ramalho, Diretor-adjunto da ANVISA, lembrou que a melhoria na qualidade na produção de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde impacta diretamente da vida do cidadão comum. “A principal preocupação da Anvisa é garantir a segurança sanitária. Por isso, o marco regulatório da agência privilegia a unificação e a padronização de ações, condutas e requisitos da vigilância nos municípios, estados e união”, disse.
O Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais, Carlos Mário de Moraes, disse que o encontro é um caminho para melhorar a tecnologia e a qualidade dos medicamentos, cosméticos e produtos de saúde.
“O objetivo da Sindusfarq é desenvolver tecnologias para criar novos produtos e fortalecer a produção do setor de saúde. Para isso, é importante compreender e conhecer os métodos e se adequar ás exigências sanitárias, atendendo os fundamentos da saúde pública”, explicou.
O evento vai debater assuntos como o licenciamento de empresas, registros de produto, rastreabilidade de produtos, sistemas produtivos, certificação do sistema da qualidade, inovações tecnológicas (nanotecnologia, engenharia genética, biossimilares, biotecnologia, biológica molecular) e perspectivas de cenário para o complexo da saúde no Brasil.
Clique aqui e veja a galeria de fotos do Seminário Sidusfarc.
Autor: Juliana Gutierrez