Com o objetivo de integrar os profissionais das vigilâncias epidemiológicas, ambiental e saúde do trabalhador com os da atenção primária, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência Regional da Saúde de Belo Horizonte(SRS-BH) promoveu nesta quarta- feira, 17/04, na Assembléia Legislativa de MG, o IV Encontro de Esquistossomose de seus municípios.
Na abertura do evento, o coordenador da Área Temática de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte Francisco Lemos, ressaltou a importância da parceria com os programas da atenção primária no controle da Esquistossomose. A coordenadora Estadual do Programa da Esquistossomose, Kauara Campos falou da importância do encontro.” É um evento de grande importância para o controle da doença em MG, o estado com maior região endêmica do país e ocorrência de casos graves e óbitos anualmente caudado pela doença. É necessária a conscientização dos gestores municipais e das equipes de saúde sobre a persistência do problema e a necessidade da realização das ações de controle da esquistossomose, assim como as ações de educação em saúde para a população”.
A coordenadora do Programa Integrado da esquistossomo se (RJ), Tereza Cristina Favre salientou a importância de um trabalho integrado de todos os setores da sociedade e através de ações integradas. “Esse evento, já na quarta edição, é uma iniciativa inovadora e de extrema importância, pois convida diferentes profissionais que atuam no serviço, assistência, controle e pesquisa em esquistossomose para pensar e discutir sobre a situação dessa endemia na SRS/BH”.
A referência técnica de esquistossomose da SRS/BH, Cláudia Barbosa,apontou a necessidade de olhar a doença com mais cuidado “É fundamental ter noção da importância do cuidado da esquistossomose. A esquistossomose mata e não deve ser deixada em segundo plano “
Naftale Katz, pesquisador do Centro de Pesquisas René Rachou fala das 3 medidas primordiais para o controle da esquistossomose. “Investimento em Diagnóstico e tratamento, Saneamento básico e melhoria das condições sócio-econômicas da população carente.
Autor: Rosilene Pimenta