Em Encontro Internacional, Regional de Montes Claros apresenta estudo sobre a profissionalização da saúde

Crédito: Pedro Ricardo

“A Profissionalização da Saúde na Perspectiva da Educação Permanente” será um dos trabalhos científicos que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) vai apresentar a partir da próxima quarta-feira, 12/10, durante o 3º Encontro Internacional de Pesquisadores dos segmentos Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar,  que acontecerá  em Montes Claros. O Encontro, que reunirá 37 conferencistas brasileiros, dos Estados Unidos, Alemanha, Chile e Portugal, acontecerá no espaço OAB Eventos numa realização do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia (Gipesom) por meio de parceria estabelecida entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Faculdades Santo Agostinho.

Com participação de aproximadamente 750 universitários e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, as atividades do Encontro prosseguem até sábado, dia 15/10, com o objetivo de debater as novas linhas de estudo, abordagem e problematização das ciências, que possam contribuir para o avanço das pesquisas que envolvam a condição e saúde humana.

O trabalho científico da SRS de Montes Claros será apresentado pela superintendente, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes e pela referência técnica do Núcleo de Regulação, Mafalda Dantas Ferreira. Também participaram da elaboração do estudo os técnicos da SRS, Maria Lúcia Lima da Silva, Isabela Lopes, Alisson Costa Godinho, Fernanda Marinela e Marlúcia de Fátima Maia.

DESAFIOS

O estudo desenvolvido pelos técnicos da SRS aponta que um dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Instituições de Ensino Superior (IES) é a formação de profissionais competentes diante das situações reais, postas pelos serviços e pela gestão em saúde. Frente à complexidade e à importância do ensino-aprendizagem do SUS, o estudo tem por objetivo realizar uma revisão na literatura sobre a profissionalização da saúde, destacando a perspectiva da educação permanente.

Os técnicos da SRS de Montes Claros concluem que “de uma maneira geral os conteúdos apontam para a importância da formação crítica/reflexiva do profissional da área da saúde através do processo ensino-aprendizagem no qual, os atores envolvidos problematizam as questões de relevância no âmbito do SUS, e a partir dessa problematização constroem juntos respostas e levantam proposições baseados em estudos empíricos”.

Nesse contexto os técnicos observam que a educação permanente para os trabalhadores da atenção primária em saúde; o incremento do ensino à distância como importante instrumento nos programas de educação em saúde e a identificação das potencialidades e fragilidades das políticas públicas de saúde do SUS como referência para o processo ensino-aprendizagem do profissional enfermeiro e dos profissionais graduados em saúde coletiva (sanitaristas), são pontos fundamentais para a melhoria da qualificação.

“Os desafios do SUS podem ser atenuados pela formação e construção de saberes, desde o nível de aperfeiçoamento até os cursos de pós-graduação em sentido estrito”, observam os técnicos da SRS de Montes Claros. Eles entendem que os investimentos realizados pelo Ministério da Saúde em educação permanente e nas equipes de saúde da família, admitem uma formação crítica/reflexiva e a construção de respostas para cada território de atuação. Por outro lado, o ensino à distância apresenta-se como instrumento tecnológico disseminador do conhecimento, ampliando o número de trabalhadores com acesso à informação profissionalizante, atentando para a educação permanente.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima