Os professores da Escola Estadual Targino Nogueira, em Varginha, de Elói Mendes, em parceria com a Prefeitura, iniciaram, em 2012, a execução de um projeto chamado “Conferência da Saúde – Unidos na Formação da Juventude para o Futuro”, envolvendo alunos e responsáveis. Este ano, a Conferência foi na semana de 20 a 24 de Maio, e outras escolas também puderam participar, o que possibilitou um intercâmbio entre os alunos.
A iniciativa partiu da necessidade de fazer com que os alunos se interessem pelo bem estar proporcionado por bons hábitos, tanto através da saúde, quanto do esporte. A iniciativa também permite uma maior aproximação com os alunos e oferece uma oportunidade de avaliação da saúde por meio de orientação de profissionais como médicos, dentistas e enfermeiros.“Oferecemos exames de glicemia e aferição de pressão, e, quando da ocorrência de alguma alteração, procuramos avisar aos pais”, informa Jaqueline Pereira, professora de Química e idealizadora deste projeto, juntamente com Maria Iuza, professora de Biologia.
A Referência de Promoção à Saúde / Saúde na Escola da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), Adriana de Faria Nogueira Luz, esteve presente no evento, apoiando a iniciativa e acompanhando as oficinas, como a de dança e de Karatê. “Ações como estas são importantes para despertar nos alunos a consciência de que a qualidade de vida é ligada não só ao setor saúde, mas, também, à educação, esportes e bem estar”.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender assuntos diversos oferecidos nas barracas e nas palestras oferecidas, tais como primeiros socorros, com a orientação dos bombeiros, karatê, ioga, dança de rua com servidores do conselho tutelar, além de orientações sobre vacinação, saúde bucal e vídeos do programa Saúde na Escola.
Relatórios sobre o conteúdo absorvido na ocasião e as suas experiências são métodos avaliativos que valem nota como prova.
De acordo com as idealizadoras, “a elaboração deste projeto teve o intuito central de promover a paz e o bem estar, possibilitando que os alunos saiam da rotina de sala de aula sem perder conteúdo, instigados a aprender”.
Autor: Tânia Correa e Maruska Dartízia