Nesta quarta-feira, 27 de julho, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data marca a importância de ações que garantem a segurança nos ambientes de trabalho, interferindo diretamente na qualidade de vida de trabalhadoras e trabalhadores. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem entre suas atribuições a execução de atividades voltadas para a saúde dos trabalhadores, com o desenvolvimento de programas que garantam condições dignas de trabalho.
Segundo a diretora de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Marta de Freitas, as ações do SUS voltadas para a saúde dos trabalhadores representa uma das maiores conquistas da população. “A SES-MG defende não só o direito das vítimas de acidentes de trabalho de terem um tratamento de qualidade na rede do SUS, mas principalmente a garantia de melhores ambientes de trabalho”, explica.
Algumas atividades, quando exercidas sem os cuidados necessários, podem gerar sérios riscos à segurança dos trabalhadores, além de interferir direta ou indiretamente na qualidade de vida da população em geral. Quedas, soterramentos e até choques elétricos são alguns dos acidentes que podem ser provocados por condições precárias de trabalho, além de doenças ocupacionais. Entre as mais conhecidas estão perda auditiva provocada por ruído, lesões por esforços repetitivos, depressão e problemas respiratórios.
Os impactos sociais e econômicos provocados pelos acidentes de trabalho podem ser grandes, influenciando inclusive na saúde pública. De acordo com a Pesquisada Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde e IBGE, quase cinco milhões de trabalhadores se acidentaram entre 2012 e 2013. Deste total, 284 mil precisaram de internações hospitalares para tratamento e recuperação.
Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Minas Gerais
A Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora de Minas Gerais foi criada para definir princípios e diretrizes no desenvolvimento de ações contínuas de vigilância e assistência à saúde. Por meio da Política são realizadas ações de promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, contribuindo para a redução de acidentes e doenças relacionadas aos processos de trabalho. A SES-MG fomenta e coordena ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Autor: Jéssica Gomes