Mais de 112 mil doses foram aplicadas nesta campanha de 2025
Praticamente todos os municípios assistidos pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano aderiram ao Dia D de vacinação contra a gripe (influenza) realizado em 10/5. A ação, que faz parte da estratégia Vacina Mais Minas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a gripe no estado e promover a atualização dos cartões de vacina.
A ação envolveu as cidades de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dom Cavati, Dionísio, Entre Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipatinga, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Piedade de Caratinga, Pingo D’água, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Santana do Paraíso, São Domingos das Dores, São João do Oriente, Timóteo, Ubaporanga, Vargem Alegre e Vermelho Novo. Em Caratinga, o dia D será realizado no próximo sábado, 17/5.
André Luiz, superintendente da SRS Coronel Fabriciano, esteve em alguns municípios da região para acompanhar as ações dos municípios e falou sobre a estratégia do Estado para ampliar a cobertura vacinal. “A estratégia da vacinação é muito importante, pois por meio dela, podemos diminuir complicações e internações em decorrência das infecções causadas pela Influenza. A Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais vem investindo no acesso à vacina, por meio de políticas estratégicas, como o vacimóvel e ampliação do público alvo”, destacou.
O secretário Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, também avaliou a ação do estado. “Vivemos um cenário preocupante com o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em toda a região. A vacina é a forma mais segura e eficaz de proteger a população contra complicações graves causadas pela gripe. Vacinar-se é um ato de cuidado com a própria saúde e com a coletividade”, ressaltou.
Em toda a macrorregião de Saúde Vale do Aço, mais de 112 mil doses foram aplicadas até o momento. A vacinação em dias de semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a imunização dos alunos nas mais de 280 escolas da região continuam normalmente.
Por Gabriel Barros – estagiário sob supervisão / Foto: SRS Coronel Fabriciano