Dia D de Vacinação contra a influenza mobiliza população nos municípios da Regional de Saúde de Pedra Azul

No último sábado (10/5), os 25 municípios que integram a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizaram uma série de ações de mobilização social no Dia D de vacinação contra a influenza, promovendo ações para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra os vírus da gripe. A vacinação é considerada a principal estratégia de prevenção, capaz de reduzir casos graves, hospitalizações e óbitos associados à doença.

No município de Pedra Azul, uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da GRS Pedra Azul levou o vacimóvel até a feira livre, alcançando moradores da zona urbana e rural que aproveitaram o momento de compras para se imunizar. A iniciativa reforçou o compromisso da saúde pública com o acesso facilitado à vacina.

Durante a ação, o diretor da GRS Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, também recebeu a dose da vacina, destacando a importância da imunização para todos os públicos. “A vacina é a forma mais eficaz de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população”, afirmou.

A coordenadora de Imunização da GRS Pedra Azul, Ana Cristina Pereira Cardoso, explicou que todos os municípios da jurisdição foram orientados a abrir o maior número possível de salas de vacinação, além de instalar postos volantes e utilizar os cinco vacimóveis da região para garantir o acesso à vacina para a população. “Nosso objetivo é alcançar principalmente quem mais precisa ser vacinado”, ressaltou.

Dia D de vacinação contou com a participação da equipe da GRS Pedra Azul

O coordenador de Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Davidson Castro, também alertou para o cenário atual. “Estamos vivendo um momento sensível, em que a vacinação de todos é de suma importância. No dia 2/5, o governador Romeu Zema declarou situação de emergência em Saúde Pública em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios, especialmente o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a Influenza A”, destacou.

A meta é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários: crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. No entanto, com a publicação da Resolução SES/MG Nº 10.094, de 25 de abril de 2025, o público-alvo foi ampliado e, agora, todas as pessoas com seis meses ou mais de idade podem se vacinar contra a gripe. A vacina contra a influenza é gratuita, segura e protege contra os principais tipos dos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Por Allan Gomes Campos / Fotos: Ana Cristina Pereira Cardoso e Adriana Targino

Rolar para cima