Dia D de Multivacinação e mutirão contra o Aedes aegypti movimentaram Montes Claros 

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, realizado no sábado, 18/10, obteve resultados expressivos em Montes Claros, cidade polo da macrorregião de Saúde Norte. No atendimento de 1.273 pessoas em 53 pontos de vacinação, foram aplicadas 2.078 doses de vacinas, contemplando desde crianças e adolescentes menores de 15 anos, como também adultos que procuraram atualizar os cartões de vacina.

Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, no mesmo dia do reforço das ações da Campanha de Multivacinação, também foi realizado o primeiro Dia D de enfrentamento às arboviroses. Com o início do período chuvoso no Norte de Minas, moradores de 24 bairros foram contemplados com a coleta de mais de 250 metros cúbicos de materiais inservíveis (42 caminhões), visando evitar o aumento de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus e da febre amarela. Até dezembro a previsão é de que outros cinco mutirões sejam realizados no município.

“Aproveitar o Dia D da Campanha de Multivacinação para também mobilizar a população para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti foi uma iniciativa importante, no sentido de sensibilizar a população para a necessidade das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças”, destacou o subsecretário de estado de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi, na abertura da mobilização realizada na área externa do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros. 

Ainda durante o pronunciamento, o subsecretário avaliou que “a adoção de novas tecnologias e ações intersetoriais implementadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) junto com os municípios têm proporcionado o alcance de resultados positivos. Isso porque, no ano passado, Minas Gerais aumentou em 40% a quantidade de doses de vacinas aplicadas. Em relação às arboviroses, neste ano houve redução de 90% dos casos notificados em comparação a 2024”. 

O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, reforçou que “as ações intersetoriais e o estabelecimento de parcerias por parte do município com o estado e demais instituições da sociedade civil organizada tem proporcionado vitórias na redução dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, porém esse trabalho precisa ser contínuo visando manter a população mobilizada”.

Ainda segundo o prefeito, “embora nos últimos anos muito se falou contra as vacinas, elas continuam sendo o melhor remédio para prevenção de muitas doenças. E prevenir custa menos do que tratar”. 

A abertura do Dia D da Campanha de Multivacinação e realização do mutirão de limpeza contou com apresentação da tecnologia do uso de drones para identificação de focos de proliferação do Aedes aegypti em locais de difícil acesso. A tecnologia está sendo utilizada pela Prefeitura de Montes Claros com financiamento da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. 

Além do subsecretário, Eduardo Prosdocimi, o evento contou com a participação da superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques, e das coordenadoras de vigilância epidemiológica e de saúde, Rita de Cássia Rodrigues e Agna Soares da Silva Menezes, respectivamente.  

Por: Pedro Ricardo

Foto: Pedro Ricardo

Rolar para cima