Vinte e três dos 25 municípios da área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária confirmaram para o próximo sábado, 18/10, a realização do Dia D de Mobilização Nacional da Campanha Nacional de Multivacinação, que está sendo realizada neste mês pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos – a Campanha tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação.
Segundo Iolanda Santos Vieira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Januária, o Dia D é um momento estratégico para facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal. “A adesão de mais de 90% dos municípios demonstra a importância desta Campanha para a atualização das cadernetas de vacinação de nossas crianças, adolescentes e também dos adultos, pois é uma oportunidade para esse público também”, lembrou a coordenadora. Segundo ela, essa ação vai além da atualização da caderneta, pois a adesão da população reforça a proteção diminuindo o risco de doenças imunopreveníveis e até de reintrodução de doenças que já foram eliminadas. “Vacinar é um gesto de proteção”, destacou Iolanda.
A Campanha é uma oportunidade para intensificar a vacinação contra a febre amarela, já que nesse ano tivemos, em cidades do sul do estado, casos confirmados da doença. É um momento de reforçar também a vacinação contra o sarampo, pois houve casos confirmados em alguns estados do Brasil. Oportunidade ainda de resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o papilomavírus humano (HPV) – essa ação deverá ser realizada até dezembro/2025. As vacinas disponíveis são: BCG, Hepatite A e B, Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10, Meningocócica C e ACWY, Influenza(gripe), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (difteria, tétano e coqueluche), dT(difteria e tétano), HPV (câncer colo do útero), COVID19
Além de Januária, os municípios que já confirmaram o reforço das ações de mobilização e vacinação são: Bonito de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Cônego Marinho, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Januária, Japonvar, Juvenília, Luislândia, Manga, Miravânia, Montalvânia, Patis, Pintópolis, Pedras de Maria da Cruz, São Francisco, São João da Ponte, São João das Missões, São Romão, Ubaí, Urucuia e Varzelândia.
Iolanda ainda recomenda que os municípios realizem a busca ativa da população não vacinada, principalmente por meio dos agentes comunitários de saúde e que reforcem a divulgação em mídias locais e espaços de grande fluxo de pessoas como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, igrejas, entre outros.. A coordenadora ressalta também os investimentos feitos pelo Estado. “Temos incentivos financeiros de custeio para fortalecimento das ações de imunização nos territórios e a disponibilização do vacimóvel – veículo adaptado para ser uma sala de vacina itinerante – que ajuda nas ações de vacinação extramuros, ampliando o alcance de populações com dificuldades de acesso ou vulneráveis”, concluiu a coordenadora.
Por: GRS Januária
Foto: ESF Brasília de Minas – Vacimóvel em ação no município de Brasília de Minas.