Quarenta e nove municípios (mais de 90% do total) da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros confirmaram para esta sexta-feira, sábado e domingo, 17, 18 e 19/10, a realização do “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação, que está sendo realizada neste mês pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Tendo como público alvo no Norte de Minas mais de 336 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Campanha visa atualizar as cadernetas de vacinação e, com isso, evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis.
Segundo Dhyeime Marques, superintendente da SRS Montes Claros, o Dia D é um momento estratégico para reforçar a importância da vacinação e ampliar o alcance da Campanha de Multivacinação na região. “A adesão de 49 municípios demonstra o comprometimento dos gestores e das equipes de saúde com a proteção das nossas crianças e adolescentes”, disse. Para a superintendente, é fundamental que os pais e responsáveis aproveitem essa oportunidade para atualizar as cadernetas, garantindo proteção contra doenças que já foram controladas – e impedindo que elas não voltem a ameaçar a população. “A vacinação é um ato de cuidado, responsabilidade e amor à vida”, afirmou Dhyeime.
Com exceção da vacina BCG (contra a tuberculose), em 54 municípios da área de atuação da SRS as coberturas vacinais de outros imunizantes estão abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“Diante dessa realidade, a orientação da SES-MG é que os municípios precisam reforçar as estratégias visando o aumento das coberturas vacinais de crianças e adolescentes. Aliado a isso, é importante que os pais ou responsáveis providenciem a atualização dos cartões de vacinação evitando, com isso, o adoecimento e o risco de óbito de crianças por doenças que podem ser prevenidas por vacinas”, ressalta a coordenadora de vigilância em saúde na SRS, Agna Soares da Silva Menezes.
A Campanha é uma oportunidade para a vacinação contra a febre amarela, sarampo, e o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), causador de verrugas genitais e alguns tipos de câncer.
Assim como a BCG, até o dia 31/10 estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) diferentes tipos de vacinas: contra a febre amarela; Tríplice Viral; Hepatite A; Hepatite B; Poliomielite inativada; DTP (contra a difteria, tétano e coqueluche); Pentavalente; Rotavírus; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; Varicela; Meningocócica C; Tetra Viral; HPV; e covid-19. A vacina contra a dengue está disponível para os municípios de Montes Claros, Claro dos Poções, Itacambira, Juramento, Glaucilândia e Mirabela.
Além de Montes Claros que, no próximo sábado abrirá o “Dia D” de mobilização na área externa do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, no bairro Monte Carmelo, os municípios que já confirmaram para esta semana o reforço das ações de mobilização e vacinação são: Berizal; Bocaiúva; Botumirim; Capitão Enéas; Catuti; Claro dos Poções; Coração de Jesus; Engenheiro Navarro; Espinosa; Francisco Dumont; Francisco Sá; Fruta de Leite; Gameleiras; Glaucilândia; Grão Mogol; Guaraciama, Indaiabira; Jaíba; Janaúba; Joaquim Felício; Lagoa dos Patos; Mamonas; Mato Verde; Mirabela; Monte Azul; Montezuma; Ninheira; Nova Porteirinha; Novorizonte; Olhos D´Água; Padre Carvalho; Pai Pedro; Porteirinha; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Salinas; Santo Antônio do Retiro; São João da Lagoa; São João do Pacuí; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Taiobeiras; Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia.
Os municípios de Cristália e Santa Cruz de Salinas anteciparam o “Dia D” da Campanha de Multivacinação para quarta e sexta-feira, 15 e 17/10. Curral de Dentro realizará a mobilização domingo, dia 19.
Agna Menezes recomenda que os municípios realizem a busca ativa da população não vacinada por meio dos serviços de atenção primária; mapeamento de locais estratégicos (escolas, igrejas, centros esportivos), áreas de risco e bolsões suscetíveis; vacinação fora das unidades de saúde; funcionamento das UBS durante todo o dia e parte da noite; uso do vacimóvel para os municípios que já o possuem; reconhecimento da população em situação de vulnerabilidade, entre eles migrantes, itinerantes, pessoas em situação de rua, em privação de liberdade, quilombolas, entre outros.
Por: Pedro Ricardo
Foto: Pedro Ricardo – Vacimóvel de Montes Claros em ação no município