Dengue Móvel mobiliza Timóteo

Dengue Móvel mobiliza Timóteo

A Força Tarefa de Combate à Dengue do Governo de Minas, presente no município de Timóteo entre os dias 02 e 04 de março, além das atividades de ataque aos focos do mosquito Aedes Aegypti, também promoveu em parceria com a Prefeitura Municipal diversas ações de mobilização social.

Uma delas foi o Dengue Móvel, que percorreu os bairros Cachoeira do Vale, Ana Rita, Centro-Sul e a Feira Livre de Timirim para troca de materiais inservíveis (pneus, garrafas pet vazias, vasilhas plásticas e latas) por material escolar (caderno, lápis e borracha). Esses bairros foram selecionados seguindo os critérios do Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LirAa), que identificam áreas com  altos níveis de infestação pelo mosquito da Dengue.

Para o referência técnica em Vigilância Ambiental da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS-CF), Fabiano Straciere, “o Estado com essas ações de mobilização social como o Dengue Móvel, pretende convocar a comunidade a ser parceira neste combate, já que 80% dos focos do mosquito estão nos domicílios e fica difícil o poder público dar conta sozinho da situação. As pessoas já estão bem informadas sobre a doença e agora a Secretaria de Saúde espera que a população passe da informação adquirida para a ação, sendo co-responsável nessa guerra”, afirmou.

Já a gerente de Vigilância em Saúde de Timóteo, Luciana Gonçalves Barbosa, que disponibilizou técnicos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e agentes de endemias do município no apoio ao Dengue Móvel, destacou a importância dessa estratégia na luta contra a Dengue. “Acho muito positiva e válida esta proposta que desperta interesse não só pela troca, mas também pela necessidade da eliminação dos possíveis focos do mosquito, servindo como instrumento de informação e mobilização”, destacou.

Além do Dengue Móvel, no bairro Ana Rita foi realizada uma mobilização na Escola Estadual José Monteiro Bowen junto aos alunos da terceira a quinta série, com a distribuição de material impresso. Neste e nos demais bairros visitados pelo caminhão houve também a participação do ator Gil Ferreira caracterizado como mosquito da Dengue e a apresentação de um teatro de Fantoches com o número “xô Dengue.

O morador do bairro Ana Rita, Adilson Duarte, compareceu cedo para troca, acompanhado de seu filho e um sobrinho, trazendo 74 pneus, além de garrafas pet e latasO morador do bairro Ana Rita, Adilson Duarte, compareceu cedo para troca, acompanhado de seu filho e um sobrinho, trazendo 74 pneus, além de garrafas pet e latas. “Esse evento ajuda a conscientizar as pessoas sobre o perigo da Dengue, porque não basta que somente eu retire o lixo e arrume o meu lote, se  os vizinhos também não fizerem a parte deles. A comunidade toda tem de estar envolvida”, comentou. Miakaely Oliveira Barro, 9 anos, do bairro Macuco, era uma das mais animadas na fila de troca. “É muito legal trocar este lixo que eu trouxe por 35 borrachas e 65 lápis. Com isso estou conseguindo material de escola e  também ajudando a acabar com a Dengue”, afirmou.

Todo o material inservível recolhido pelo Dengue Móvel foi encaminhado para o ecoponto da Associação dos Catadores de Timóteo (ASCATI).

Situação em Timóteo

O município de Timóteo está incluído na lista das 30 cidades mineiras que apresentaram o último LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti) com índice parcial elevado de infestação (5,2%) e por consequência com alto risco de epidemia.

Segundo dados do SINAN, fornecidos pelo Núcleo de Epidemiologia da SRS-Coronel Fabriciano, a cidade teve em 2011, 1.089 casos notificados de Dengue e neste ano, até o dia 02 de março, já foram registrados 119 casos.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger / SRS-GOV


Rolar para cima