Do dia 10 a 21 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde reforçou ações de prevenção e enfrentamento à dengue em Uberaba, no triângulo mineiro. 150 homens da força tarefa visitaram bairros, seguindo um planejamento estratégico elaborado em parceria com o município, atuando não só no recolhimento de materiais passíveis de proliferação do mosquito, mas também na conscientização dos moradores da importância de manter as residências e espaços públicos sempre limpos. Além desta ação, a equipe da SES atuou intensamente junto a instituições do 1º, 2º e 3º setor de Uberaba promovendo ações de mobilização social de combate à dengue e capacitando multiplicadores estratégicos que possam disseminar a campanha em diferentes públicos da sociedade.
Um exemplo dos resultados positivos da mobilização é a Escola Municipal José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu. Cerca de 1.700 alunos foram mobilizados e participaram de um projeto em que cada turma produziu o seu mascote, “Zé Ecológico”; um boneco feito com material reciclado, e, durante o mês, cada dia um aluno leva o boneco para casa e, envolvendo toda a família, promove em casa a prevenção da dengue. Outra ação é desenvolvida por um grupo de 40 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que compõem o “Grupo de Agentes Ambientais”, coordenado pela professora de Português, Cássia de Santana. Os alunos estudam no período da manhã e retornam à tarde para cuidar da mandala de plantas medicinais, passam em todas as salas de aula solicitando a cooperação dos colegas sobre a prevenção da dengue.
E a ação mais esperada pela população aconteceu neste sábado, 21, no bairro Parque dos Girassóis. O evento “Minha cidade sem dengue”, espaço destinado ao Dengômetro e Dengue Móvel, contou ainda com a apresentação da banda da Polícia Militar, oficinas de artesanato com materiais reclicáveis, e atividades recreativas para crianças. O evento foi bem sucedido, e na troca de materiais reciclados por material escolar foram recolhidos cerca de 6.000 objetos.
Cristane Aparecida Viana Rocha, moradora do bairro Parque dos Girassóis, relata “Sempre mantenho limpa minha casa, mas já tive dengue duas vezes, é horrível e não quero que meus filhos passem por isso. Esse evento é muito bom para conscientizar as pessoas, porque elas pensam que nunca vai acontecer com elas e acumulam entulhos em casa sem pensar que podem se prejudicar e também seus vizinhos”.
Autor: Aline Meira Assis Mesquita