Na segunda-feira, 24, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros repassou a 21 municípios que integram sua área de atuação, 9.030 doses de vacinas contra a covid-19. Nessa nova remessa enviada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a novidade ficou por conta da entrega de 2.340 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech para a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Elas serão utilizadas para a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades. A vacinação desse público foi paralisada no dia 10 de maio, pelo Ministério da Saúde, com a utilização da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford.
Montes Claros é uma das primeiras 47 cidades do interior do estado que foi selecionada pela SES-MG para a introdução e descentralização da vacina da Pfizer que, até então, só estava sendo utilizada nas capitais. Isso porque, a vacina deve ser conservada à temperatura entre 60 a 80 graus negativos e, ao ser preparada para aplicação deve ser armazenada à temperatura entre 2 a 8 graus positivos e ser utilizada no prazo máximo de cinco dias.
Como critério para a descentralização e distribuição da vacina da Pfizer, a SES-MG e o Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems) levou em conta municípios que possuem população igual ou superior a 79 mil habitantes. Além disso, as cidades devem estar distantes da capital num tempo máximo de 2 horas e 30 minutos por modal aéreo ou por via rodoviária com utilização de caminhão refrigerado.
A vacina da Pfizer chegou em Montes Claros no início da tarde da segunda-feira, em avião do Corpo de Bombeiros. Logo em seguida, as doses foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde, que deverá aplicar as 2,3 mil doses entre terça e sexta-feira desta semana.
CoronaVac
Além de vacinas da Pfizer, a Superintendência Regional de Saúde também repassou à Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros 2.130 doses de vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Em outros 20 municípios, também contemplados com a nova remessa de 6.690 doses, a vacina será utilizada para completar o esquema vacinal em pessoas que aguardam a segunda dose.
Os municípios que receberam a nova remessa de vacinas CoronaVac são: Rio Pardo de Minas (1.210 doses); Porteirinha (930); Salinas (500); Janaúba (360); Taiobeiras (290); Bocaiúva (220); Montezuma e Rubelita (150 doses para cada localidade); Jequitaí (130); Coração de Jesus, Indaiabira, Ninheira e Novorizonte (80 doses para cada localidade); Joaquim Felício (70); Fruta de Leite (60); Glaucilândia e Mirabela (40 doses para cada município); Claro dos Poções, Gameleiras e Riacho dos Machados (30 doses para cada localidade).
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, lembra que “é necessário que as secretarias municipais de Saúde sigam rigorosamente o cronograma de trabalho definido em notas técnicas publicadas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é garantir que a cobertura do esquema vacinal ocorra no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina CoronaVac; 12 semanas para as doses da AstraZeneca e 21 dias para a vacina da Pfizer”.
Vacinômetro
Até a tarde da segunda-feira, 24, dados contabilizados pela SES-MG, por meio da plataforma informatizada vacinômetro, informavam que aumentou para 318.926 o número de pessoas residentes na macrorregião de saúde Norte que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 151.674 pessoas concluíram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.
Autor: Pedro Ricardo