Continuam as ações de mobilização contra a Dengue em Uberaba

Imagem

Créditos: Cássio MachadoUberaba, no Triângulo Mineiro, apresenta em 2013, elevado número de casos notificados de dengue e na análise da série histórica da doença, observa-se um aumento em relação ao número de casos ocorridos no mesmo período, na epidemia de 2006.

Já foram contabilizados 13 óbitos na cidade, além de mais um em Carneirinho e outro em Campos Altos, municípios da jurisdição da Superintendência Regional local.

Diante desta situação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou visitas técnicas no município e várias ações emergenciais e de mobilização social foram desenvolvidas para minimizar a situação.

Ações:

  • O apoio financeiro para implantação da unidade de hidratação, através da contratação de profissionais de assistência e envio de mobiliário;
  • fornecimento de insumos e medicamentos;
  • disponibilização de testes rápidos;
  • disponibilização de quatro enfermeiras da Força Estadual de Saúde para atuação no Centro Especializado em Dengue; 
  • disponibilização da Força Tarefa em três períodos diferentes – 87 agentes foram designados e ainda disponibilizados oito de carros de UBV e inseticidas;
  • disponibilização da equipe de mobilização social, com atividades de dengômetro, dengue móvel, reuniões iter-setoriais e gastronomia sustentável;
  • discussão conjunta com o município para reorganização dos fluxos de assistência;
  • disponibilização da referência médica da SRS Uberaba para capacitação de profissionais da assistência;
  • apoio técnico para investigação de óbitos.

Apesar dos esforços, verifica-se ainda a persistência de alguns problemas que têm resultado na manutenção da transmissão, aumentando a ocorrência dos casos graves e óbitos.

Gastronomia sustentável

Na tarde desta quinta feira, (09 de maio), no estande da SES montado na Expozebu 2013, uma equipe da secretaria realizou mais uma ação de mobilização, através das informações repassadas na gastronomia sustentável.

Na cozinha montada para o preparo dos pratos, as chefs Natália Soares e Renata Santos brindaram o público presente com o preparo do Penne al limone e o bolo Terrine Duo, receitas encontradas no material de divulgação do projeto, que tem a parceria da Nestlé. Durante a degustação, a equipe repassa o correto manejo dos inservíveis, para o descarte destes materiais, evitando que transformem-se em possíveis reservatórios de foco da doença.

A paranaense de Londrina, Roseane Timi Oliveira Schobiner, administradora de empresas, em visita ao estande, reforçou a máxima de sempre levar algo novo para casa. “Saio daqui com algo mais. Recentemente fiquei internada duas semanas por causa da dengue. Muitas pessoas não sabem a gravidade desta doença e esta ação realizada através da gastronomia chama a atenção para os cuidados que devemos tomar para evitá-la”, disse.

E a secretária aposentada, Cleide Rodrigues Cavalcante, ressaltou a participação do público no evento. “Achei muito importante receber as orientações de prevenção. Quanto mais gente mobilizada, menores serão os índices da doença”, destacou Cleide.

Autor: Cássio Machado

Rolar para cima