No dia 11 de julho conselheiros de saúde dos municípios que fazem parte das macrorregiões Centro-Sul, Sudeste e de alguns municípios da macro Leste do Sul compareceram à Superintendência Regional de Saúde de Barbacena para o encontro presencial do “Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS”.
O curso será realizado na modalidade de educação à distância (EaD) e é uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). Para os momentos presenciais foram definidas como sedes, além de Barbacena, as cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Governador Valadares, Varginha e Patos de Minas. Cada uma dessas cidades possui uma coordenação regional indicada pela respectiva Superintendência Regional de Saúde, que é responsável pela organização do momento presencial em sua região e pelo acompanhamento virtual dos alunos do curso.
Em Barbacena a coordenação e tutoria está sendo realizada pela referência técnica do Núcleo de Gestão Microrregional da SRS/Barbacena, Aniellen Vieira e pela analista em educação e pesquisa em saúde da ESP-MG, Lavinne Oliveira. De acordo com a tutora Aniellen “Este curso é fundamental para ativar os conselhos de saúde, atualizar o conhecimento e mobilizar os conselheiros, promovendo a interação entre eles. Hoje demonstramos que o conselheiro municipal de saúde é um ator/parceiro fundamental na defesa e garantia de saúde”.
No encontro presencial foram apresentados aos alunos das turmas 01 e 06 os objetivos e a dinâmica do curso, ambientação virtual, mobilização para participação dos mesmos e entrega de material.
O curso tem início nesse mês de julho e tem previsão de término no final do mês de agosto, sendo dividido em 4 unidades de aprendizagem que englobam os temas “Democracia, participação social e representação no âmbito dos Conselhos de Saúde”, “Gestão e Financiamento do SUS”, “Intersetorialidade, determinantes sociais de saúde e descentralização” e “Trabalho em rede no âmbito do Controle Social”.
Autor: Priscila Rezende