Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul realiza reunião com prefeitos e representantes do comércio

Crédito: Priscila Rezende

Visando tratar de alinhamentos e recomendações de medidas de contenção da pandemia da covid-19 na região, juntamente à análise do cenário epidemiológico e assistencial, o comitê covid-19 macro Centro-Sul realizou uma reunião virtual na sexta-feira (04/12) com prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes de sindicatos e associações do comércio.

Na ocasião foi abordado que após a reunião do Centro de Operação de Emergências em Saúde – COES-Minas realizada dia 01/12, a macrorregião Centro-Sul foi reclassificada para onda amarela do Plano Minas Consciente. Contudo, a quase totalidade dos municípios da região têm se mantido nessa onda, mesmo nas semanas anteriores em que a onda verde estava autorizada, uma vez que optaram pela precaução frente a possibilidade de novo aumento de casos. Na oportunidade, a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, explicou que “há três semanas estamos com maior incidência no território, com a ocupação de maior número de leitos de UTI nos hospitais de referência da macrorregião”.

Diante da preocupação em relação aos maiores focos de transmissão, especialmente os relacionados ao entretenimento, os membros do comitê solicitaram um apoio aos comerciantes para reforçar a mobilização junto à população quanto às medidas de prevenção, além de algumas medidas restritivas que foram incluídas na recomendação semanal que o comitê faz aos prefeitos, especialmente em relação aos bares. “A preocupação maior deste comitê está relacionada também à questão de conseguirmos manter na onda amarela até janeiro, para que não haja retrocessos para onda vermelha por conta de aumento exacerbado do vírus na região”, frisou a Superintendente Hérica.

Por fim, o comitê recomendou aos municípios e comerciantes uma redução no horário de funcionamento de bares e restaurantes, com venda de bebidas alcóolicas restrita de 10h às 22h para consumo no local, (demais horários apenas delivery), além de reforço das medidas de isolamento, distanciamento e higienização. Bem como a solicitação de um apoio dos representantes do comércio para maior mobilização junto à população, visando contingenciar a situação da pandemia na região e elevar os meios de prevenção e conscientização de modo a evitar a sobrecarga de ocupação de leitos nos hospitais.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima