A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá instituiu, em junho, o Núcleo Regional de Mobilização Social, incorporando-o à estrutura da Sala de Situação Regional. A iniciativa fortalece a articulação entre áreas técnicas e amplia a capacidade de planejamento estratégico voltado à promoção da saúde e à participação social, seguindo as diretrizes da Resolução SES/MG nº 5.663, de 2017.
Integração estratégica
A Sala de Situação é um espaço de inteligência em saúde das regionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), onde dados e indicadores são analisados para subsidiar decisões e orientar políticas públicas. Na GRS Ubá, as reuniões ocorrem semanalmente, com a participação de representantes de áreas como Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Redes de Atenção, Assistência Farmacêutica, Gestão e Finanças, Regionalização e Comunicação.
A integração do Núcleo de Mobilização Social à Sala de Situação potencializa os objetivos de ambos os espaços. A proposta é que a mobilização social deixe de ser uma ação protocolar e passe a ser parte ativa do planejamento regional.
“Queremos utilizar essa estrutura para propor ações, e não apenas fazer registros de dados sem uma estratégia planejada. Por exemplo, em junho já discutimos como trabalhar o tema das Hepatites Virais, que será o foco em julho, conforme o calendário da SES”, destacou Keila Lima, referência técnica regional em Mobilização Social.
Atuação transversal e planejamento antecipado
Entre as atribuições do Núcleo de Mobilização estão: identificar e cadastrar parceiros locais, manter atualizado o Banco Regional de Dados de Mobilização Social, executar ações de comunicação propostas pelo nível central e estimular a participação de pelo menos 20% dos municípios da regional na rede estadual.
A coordenadora de Epidemiologia da GRS Ubá, Elis Regina de Oliveira Mattos, reforçou a importância do planejamento antecipado. “Queremos auxiliar os municípios na execução de ações de grande impacto. Para isso, vamos discutir com antecedência as atividades dos meses temáticos, orientar sobre fontes de recursos previstos, planejar ações e buscar parcerias. Tudo isso para facilitar e estimular o engajamento das 31 secretarias de saúde sob nossa abrangência.”A criação do núcleo reafirma o compromisso da GRS Ubá com a promoção da saúde e a mobilização social como ferramentas essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população. A iniciativa também fortalece a atuação regional em consonância com as diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Por GRS Ubá
Foto Jéssica Mendonça