Cievs Regional de Montes Claros atualiza profissionais de São Francisco sobre diagnóstico, tratamento e notificações de síndromes respiratórias

Profissionais participaram também de treinamento prático sobre coleta de amostras para exames laboratoriais

“Vigilância é a chave de tudo. Além disso, intensificar ações de vacinação, realizar exames laboratoriais de todos os pacientes com síndrome gripal e notificar todos os casos é fundamental para que os gestores e profissionais de saúde, bem como o Estado e o Ministério da Saúde entendam o que está acontecendo”.

Essas foram algumas das recomendações que uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros repassou na terça-feira, 22/7, a profissionais de saúde do município de São Francisco, durante encontro de atualização sobre Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). O município integra a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, que foi representada no encontro pelo coordenador de vigilância em saúde, Antônio Hermes Andrade Nogueira.

No dia 2/7 o Cievs Minas notificou três óbitos no município, apresentando sintomas graves. As pessoas participaram de eventos familiares e abertos ao público, realizados em um sítio na zona rural entre os dias 23 e 27/6. 

O médico Mariano Fagundes Neto, do Cievs Regional de Montes Claros, lembrou a necessidade do trabalho em equipe e a correta adoção dos protocolos clínicos, ao destacar a importância da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco. Também reforçou o papel e a capacitação dos profissionais que atuam nos serviços de Atenção Primária e de Vigilância Epidemiológica e de Saúde quanto ao diagnóstico, tratamento e notificação de casos relativos à gripe influenza e síndromes respiratórias agudas graves.

“Para conter o avanço das síndromes respiratórias é necessário o alinhamento das ações envolvendo as equipes de Atenção Primária à Saúde, os serviços de Atenção Especializada e a Assistência Hospitalar”, disse. “O reforço da vacinação da população contra a gripe é fundamental para evitar que as pessoas evoluam para situações graves de saúde, além da notificação de todos os casos para que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério da Saúde tenham parâmetros corretos para as tomadas de decisões”, frisou Mariano Fagundes.

A enfermeira, Valéria Gonçalves de Araújo, apoiadora institucional do Cievs Regional de Montes Claros, lembrou que “o trabalho do Centro de Informações Estratégicas é apoiar os municípios nas ações de contenção do avanço dos agravos, mas a notificação correta dos casos é fundamental para o conhecimento da realidade local”, disse a enfermeira. “Também é importante que o município invista no aumento das coberturas vacinais contra a gripe, com foco nos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde”, completou.

Vigilância laboratorial

Além da atualização sobre os aspectos clínicos e tratamento de pessoas diagnosticadas com SRAG, profissionais do laboratório do Hospital Dr. Brício de Castro Dourado, sediado em São Francisco, participaram de treinamento prático sobre coleta de amostras para exames laboratoriais. Os trabalhos foram conduzidos pela bioquímica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Núbia Pereira da Silva. 

Durante o treinamento foram repassadas orientações sobre a importância do trabalho da vigilância laboratorial, tanto na coleta de amostras, acondicionamento e encaminhamento dos materiais. 

O médico Ítalo de Almeida Carvalho, diretor clínico do Hospital Dr. Brício de Castro Dourado, avaliou que “tem sido importante o apoio ao município e o alinhamento de ações entre o Ministério da Saúde e a SES-MG, por meio do Cievs, visando conter o avanço das síndromes respiratórias no município. Como consequência do trabalho conjunto, teremos condições de prestar uma melhor assistência às demandas da população”.

Pedro Ricardo

Foto: Pedro Ricardo

Rolar para cima