Chega a um milhão de pessoas vacinadas contra covid-19 na SRS-BH

Imagem





Com a 13ª remessa de vacinas contra a covid-19, disponibilizando mais 186.780 doses, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte ultrapassará a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas. Os 39 municípios da SRS-BH aplicaram 910.703 na população alvo da campanha de vacinação contra a covid-19. Dessas, foram 691.076 aplicações da primeira dose e 219.627 da segunda dose, de acordo com dados do vacinômetro, em 22 de abril. https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

Edna Amaral, 66 anos, recebeu, em 4 de abril, a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Belo Horizonte. Para ela, a vacinação é uma grande vitória. “Fui muito bem atendida no posto de saúde, não teve fila nem demora. Não tive reações, estou muito feliz e mais tranquila.” Apesar da tranquilidade da primeira dose, Edna ressalta os cuidados necessários. “Penso que não podemos deixar de tomar a segunda dose. E também devemos continuar mantendo o isolamento social, usar álcool em gel e usar máscaras. Assim, preservamos a nós e aos outros ainda não vacinados.”

Moradora de Mário Campos e enfermeira em Belo Horizonte, Rosilene Nunes, salienta o fator emocional da pandemia. “Imagino ser essencial que chegue às pessoas menos favorecidas insumos que favoreçam a saúde como produtos de limpeza, além de outros fatores que contribuem para imunidade, como alimentação de qualidade. Vacinada com a duas doses contra covid-19 e, também, contra gripe, Nunes salienta a segurança proporcionada pela vacinação também no contexto anímico. “Sou grata a Deus por ter vacinado. A vacina traz mais tranquilidade. A felicidade estará completa quando diminuir o número de óbitos e a imunização alcançar a todos.”

Cantor lírico e militar reformado, João de Freitas, 81, recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19 na capital mineira. Contente e aliviado, João enfatiza a necessidade de permanência com os cuidados. “A vacinação está sendo feita e crescendo o percentual. Contudo, é primordial, mesmo vacinados, mantermos as medidas de prevenção contra a doença, recomendadas pelas autoridades sanitárias.”
Enfermeira do município de Pedro Leopoldo, Rafaela Nunes de Souza, afirma que a chegada das vacinas ao município representa alegria e esperança à população. “Todos ficam muito felizes, aliviados com a chegada da vacina. Pedro Leopoldo já vacinou, com segunda dose, todos os maiores de 70 anos e nesta semana começará a vacinação da população de 65 anos”, diz.

A referência técnica de imunização da SRS de Belo Horizonte, Camila Silva de Freitas Gonçalves, explica o papel da Regional no processo da vacinação. “Na campanha de vacinação contra covid-19 temos nos empenhado para garantir agilidade de entrega das vacinas aos municípios para que a população possa ser vacinada o mais rapidamente possível, sempre zelando pela qualidade do produto a ser entregue.” Além de armazenar e distribuir, a SRS-BH também dialoga com os municípios a respeito da aplicação das vacinas. “Orientamos aos municípios todo o processo, desde o recebimento até a aplicação das vacinas. É uma cadeia que tem como objetivo final a redução de doenças imunopreveníveis. Para isto, realizamos treinamentos continuados aos profissionais e apoio técnico diariamente”, diz.

No mesmo sentido, Rosiane Amaral, trabalhadora da imunização de Crucilândia, destaca o trabalho integrado dos municípios com a SRS. “O trabalho da Regional é muito bom, o atendimento é excelente e a velocidade em que a vacina é distribuída é elogiável. Chega e logo é distribuída para a gente.”

Alekxandra Gomes da Silva, trabalhadora da imunização de Brumadinho, enfatiza a sensação de satisfação de levar o imunizante para a população. “Neste momento pandêmico, é gratificante buscar essas doses tão esperadas pela população. São doses de alegria e esperança.” A belo-horizontina Carla Costa Val espera o momento em que será vacinada. Ela destaca vários sentimentos durante a pandemia: “A covid-19 afetou de muitas formas a rotina e saúde física, emocional e financeira de muitos. Mas, o momento é de renovar as esperanças com a marca de um milhão de doses aplicadas na RMBH. Quem não está no topo da fila, fica ansioso e temeroso. Seguimos nos cuidando na expectativa que as vacinas continuem chegando”, pontua.

 

 

Leandro Peters Heringer


Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima