O Conselho Estadual de Saúde (CES) realizou na sexta e sábado (26 e 27 de abril), a Oficina de Capacitação para Conselheiros Municipais de Saúde da microrregião de Uberlândia e Araguari. O evento, que foi realizado no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, teve como objetivo difundir para os conselherios municipais as atribuições do Conselho e dos Conselheiros, bem como da Gestão, Financiamento e Planejamento Estratégico Setorial.
Para o vice -presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geraldo Heleno Lopes, um dos docentes da Oficina, esta capacitação é uma ação que visa também dar aos conselheiros o suporte necessário para o cumprimento da legislação do SUS ( Sistema Único de Saúde), no que se refere à regionalização do sistema. “Os conselheiros têm que buscar, fazer cumprir e constribuir para que o cidadão possa ter o atendimento de saúde o mais próximo possível de sua residência, e para isso ele tem que estar preparado e qualificado para dar sequência ao processo” reforçou Heleno, que destacou ainda que o processo de capacitação dessas oficinas é conduzido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização (PDR).
O Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, Daltro Catani Filho, destacou a integração das instituições públicas, durante a abertura da Oficina. “Essa integração vem fortalecer a parceria e ao mesmo tempo contribuir para que os Conselheiros conheçam as atividades desenvolvidas pelos Regionais de Saúde”, ressaltou Catani.
Na opinião da enfermeira e funcionária da Apae, Flaviane Carvalho Oliveira, conselheira municipal de saúde de Prata, capacitações como essa servem para orientar e esclarecer as atribuições, deveres e direito do conselheiro. “Sou conselheira há pouco tempo, e estas oficinas nos capacitam para que cada vez mais tenhamos um Conselho eficaz na sua atuação, buscando melhorias para o nossos municípios. Cinco membros do Conselho Municipal de Saúde de Prata vieram representar toda a equipe e tornar multiplicador do conhecimento adquirido durante estes dois dias de treinamento”, afirmou Flaviane.
O aposentado Wildes Canuto Arantes é Conselheiro Municipal de Saúde e também Conselheiro Municipal do Idoso em Uberlândia, onde além de participar de algumas comissões também desenvolve trabalhos sociais para a população carente. Para ele estas oficinas de capacitação esclarecem, acrescentam e oportunizam maior dinamismo para o Conselho e seus conselheiros. “Esclarecemos e sanamos nossas dúvidas durante o treinamento e com isso vamos organizando e modernizando nossas atribuições, mostrando qual é a importância do conselheiro como cidadão e para os cidadãos”, definiu Canuto.
Autor: Cássio Machado