Cerca de 100 pessoas compareceram à cerimônia comemorativa do primeiro ano de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na macrorregião de saúde Leste do Sul, realizada em 29 de agosto, na sede do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros, que também abriga a base do Samu de Ponte Nova. Na ocasião, autoridades e lideranças de todo o território, composto pelas microrregiões de saúde de Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa, prestigiaram o evento, que contou com dois importantes anúncios: a construção de hangar, em terreno cedido no aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, que será base da aeronave que atenderá toda a Rede de Urgência e Emergência (RUE) dos municípios das macrorregiões de saúde Sudeste e Leste do Sul de Minas Gerais, abrangendo uma população de mais de dois milhões de pessoas, e a ampliação do número de bases e Unidades de Suporte Avançado (USA) e Unidades de Suporte Básico (USB) na Leste do Sul.
O evento foi uma realização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova e da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) e trouxe dados, por meio da explanação do secretário executivo do Cisdeste, Denys Arantes, sobre o número de atendimentos no período de 31 de agosto de 20222 a 30 julho de 2023. “Foram 27.118 atendimentos, sendo 13.005 da microrregião de Manhuaçu, 8.334 da microrregião de Ponte Nova e 5.779 da microrregião de Viçosa”, enumerou. Para o presidente do Cisdeste e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, números tão expressivos indicam o vazio assistencial que a região possuía: “Desde o início da implantação no território, a população aderiu satisfatoriamente ao serviço. Comparando-se a outras regiões com o Samu já consolidado há quase uma década, vemos que a aceitação dos usuários da macrorregião de saúde Leste do Sul foi praticamente imediata. Isso nos mostra que a região carecia muito do serviço”, atestou.
O subsecretário de Regionalização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Darlan Venâncio Thomaz Pereira, presente à solenidade, destacou a importância da data simbólica. “A Leste do Sul é uma região muito importante para Minas Gerais e o Estado tem feito um esforço para potencializar o Samu em todos os territórios. Hoje é dia de celebrar, sem perder de vista as dificuldades que existem e ainda estão por vir. É um processo de melhoria contínua”, disse, acrescentando que os veículos do Samu carregam ‘esperança’. “O serviço coloca o paciente certo no local certo, pois trabalha tanto do ponto de vista clínico quanto do ponto de vista territorial. É um verdadeiro símbolo da saúde, que carrega consigo confiança e credibilidade”.
A superintendente regional de Saúde de Ponte Nova, Josy Duarte Faria Fialho, também resumiu a importância do novo serviço. “A implantação do Samu foi um ganho sem precedentes para a região, representando atendimento humanizado, assistência vocacionada e direcionamento às portas referenciadas da rede de urgência e emergência. Ele é sinônimo de socorro em tempo hábil que, em resumo, representa muitas vidas salvas”.
Expansão
O Samu Leste do Sul conta, atualmente, com quatro USA, sendo uma em Ponte Nova, uma em Viçosa e duas em Manhuaçu, além de 19 USB nos seguintes municípios: Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras, Viçosa, Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu. Além destas, estão previstas, conforme anúncio no evento: Porto Firme (1 USB), Viçosa (1 USA), Acaiaca (1 USB), Dom Silvério (1 USB), Piedade de Ponte Nova (1 USB), Pocrane (1 USB), Alto Caparaó (1 USB) e Ipanema (1 USA).
Cronologia
Em 27 de dezembro de 2021, o Cisdeste assinou convênio com a SES-MG referente à implantação do Samu na macrorregião de saúde Leste do Sul. Foram nove processos seletivos, 234 profissionais foram contratados e 23 veículos entregues. Os municípios, por sua vez, disponibilizaram 18 bases descentralizadas. Ainda em 2021, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) deu início ao treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de condutores socorristas. Os profissionais entraram em efetiva atividade em 31 de agosto de 2022. Em apenas 12 horas de atendimento, foram registrados cerca de 100 atendimentos nos municípios da Leste do Sul.
Autoridades
Compuseram a mesa de autoridades: a superintendente da SRS Ponte Nova, Josy Duarte Faria Fialho; o superintendente da SRS Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda; o subsecretário de Regionalização da SES-MG, Darlan Venâncio Thomaz Pereira; o prefeito municipal de Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães; o presidente do Cisdeste e prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; representando o deputado estadual Roberto Andrade, Robertinho Andrade; representando o deputado estadual Adriano Alvarenga, Anna Cláudia Paiva Lucarelli Alvarenga; o comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Neylor Henrique Garcia; representando a 21ª CIA PM IND, Tenente Waldson Debortoli de Miranda; o vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Regional Ponte Nova, e secretário municipal de Saúde de Viçosa, Rainério Fontes.
Autor: Tarsis Murad / Fotos: Milena Anselmo