A partir desta segunda-feira (30-01), começa a funcionar em Carmo do Paranaíba, município que pertence à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo II, onde funcionará as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) Paranaíba I e II. A inauguração da UBS ocorreu na última sexta-feira e contou com a presença de várias autoridades políticas e população carmense.
A obra foi construída e equipada com recursos do programa Saúde em Casa no valor de R$ 345 mil e com contrapartida do município em mais R$ 208 mil, além da aquisição do terreno. A nova unidade irá beneficiar cerca de 6.600 pessoas dos bairros Paranaíba, Residencial Vitória, Boaventura Braz e parte dos bairros Morro Grande e Parque do Taboão. Além de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, o local terá mais duas equipes de saúde bucal e uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que é formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e educador físico.
O Secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, representando o governador Antônio Anastasia, falou que o município de Carmo do Paranaíba é privilegiado nas ações de saúde. “De acordo com a Emenda Constitucional nº 29, é obrigatório que os municípios invistam no mínimo 15% do orçamento em saúde, e aqui se investe quase 30%. Assim, melhorar a saúde, melhora a qualidade de vida”.
O Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, comentou sobre a importância da Atenção Primária à Saúde. “O PSF é a porta de entrada para a população, ou seja, é onde está a maior parte das demandas da saúde. Assim, o Governo de Minas, em parceria com os municípios, busca a construção coletiva para ser o melhor estado para se viver”.
A secretária de saúde de Carmo do Paranaíba e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) da regional de Patos de Minas, Leandra de Fátima da Silva Costa, destacou a força das parcerias para melhorar as condições de trabalho e oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para a população. “Esta obra somente foi possível porque teve o apoio do prefeito, do Conselho Municipal de Saúde, demais secretários municipais e vereadores”.
A área da saúde em Carmo do Paranaíba teve um grande avanço nos últimos anos, segundo o prefeito Helder Boaventura. “Saltamos de 5 mil consultas/mês para mais de 10 mil consultas/mês, contratamos mais médicos, criamos o NASF, aumentamos e modernizamos a nossa frota, estamos construindo a UPA regional, em breve começa a construção da unidade do Programa Farmácia de Minas e da sede do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), e a transformação do município em Gestão Plena”.
O prefeito de São Gonçalo do Abaeté e representante da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (AMAPAR, Fabiano Megella, reforçou a importância da união dos municípios da região para o fortalecimento conjunto. No mesmo sentido, o prefeito de Lagoa Formosa e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CIS ALP), Edson Machado de Andrade, destacou que o Sistema Estadual de Transporte Sanitário (SETS) contribui para o desenvolvimento regional. Já o presidente da Câmara de Carmo do Paranaíba, vereador Sub-Tenente Vaz, disse que a área de saúde vem colhendo bons frutos. “Hoje estamos inaugurando esta UBS e em breve será a UPA que beneficiará não apenas a cidade, mas toda a região”.
A UBS recebeu o nome de Newton Alves de Oliveira, em homenagem a um antigo farmacêutico local, vereador mais votado de Carmo do Paranaíba e ex-presidente da Cooperativa Agropecuária da cidade.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lilian Cunha / SRS Patos de Minas
