Capacitação: Regional de Alfenas aborda financiamento à Atenção, Promoção à Saúde e Saúde Bucal

Crédito: Thayane Viana

A Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas promoveu, de 10 a 12/2, uma capacitação aos municípios abordando o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), da Promoção à Saúde e da Saúde Bucal. Os secretários municipais de saúde, os coordenadores da APS, os enfermeiros das equipes de atenção primária e os coordenadores da saúde bucal dos 24 municípios atendidos pela Regional participaram do evento.

“A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Para que a APS cumpra esse papel na RAS é necessário que ela esteja organizada, coordenando o cuidado e oferecendo uma atenção integral e contínua aos usuários. A APS pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida. Daí a importância de investirmos cada vez mais na qualificação da assistência prestada nesse nível de atenção. E, em prol dessa qualificação, realizamos essa capacitação no intuito de levar mais conhecimento aos gestores municipais, coordenadores da APS e profissionais atuantes nos municípios. As discussões foram realizadas com objetivo da melhoria do cuidado, do acesso e da qualificação da assistência, assim como possibilitar captação de recursos de financiamento e ampliação das equipes e serviços de APS nos municípios. Tivemos uma ótima participação dos presentes e acredito que teremos bons frutos. Foi gratificante para a equipe da CAS, que preparou tudo com tanta dedicação.  Ao longo do ano faremos outras capacitações com assuntos específicos, diante das demandas que forem apresentadas pelos municípios”, explicou a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS Alfenas, Andréa de Fátima Santos Carvalho.

As referências técnicas da Regional elaboraram apresentações explicando os programas de saúde abrangidos pela APS: o Previne Brasil; o Saúde na Hora; o Saúde na Escola e Academia da Saúde. Foram feitas orientações sobre os indicadores e recursos atrelados, além de, também, enfatizar a importância de as equipes estarem atentas ao cumprimento das vacinações, de acordo com a faixa etária do público atendido.

Crédito: Thayane Viana

“Foram muito proveitosos esses três dias de capacitação, tive muitas dúvidas esclarecidas. Na coordenação a percepção que temos é, às vezes, uma realidade muito diferente do que o observado por quem está na ponta e, por esse motivo, participar foi muito bom. Pude me informar de leis, da importância de o Agente de Saúde estar alinhado com os serviços. Agradeço a todos pelo empenho e pelo material apresentado”, comentou a coordenadora da Atenção Básica do município de Areado, Sandra.

Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Rolar para cima