Evento da SES-MG, com apoio da OPAS, qualificou profissionais de saúde da macro Jequitinhonha para o monitoramento e a detecção precoce de síndromes gripais
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, realizou, na terça-feira, 7/10, a Oficina de Qualificação em Vigilância de Vírus Respiratórios. A capacitação, que contou com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), teve como objetivo reforçar a preparação da rede de saúde para o enfrentamento de síndromes respiratórias, com foco no recente aumento de casos de covid-19.
O evento reuniu coordenadores de vigilância epidemiológica e referências técnicas de vírus respiratório dos 31 municípios da macrorregião de Saúde Jequitinhonha. Foram abordados temas como a detecção precoce de surtos de gripe e de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além do aprimoramento da vigilância da covid-19.
Momento estratégico
Na abertura dos trabalhos, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SRS Diamantina, Carolina Di Pietro Carvalho, enfatizou a importância estratégica da qualificação fora do período sazonal. “A realização desta oficina neste momento é uma ação de prevenção e organização. Precisamos estar preparados para dar uma resposta ágil e eficaz quando o período de maior circulação viral chegar”, afirmou. “Temos observado uma queda nos casos de SRAG por influenza e por vírus sincicial respiratório (VSR), que é o principal agente de infecções respiratórias graves em bebês, no entanto é preciso ficar alerta com o aumento significativo de casos de covid-19 em nossa região”, alertou.
Durante a oficina, as consultoras da OPAS, Maria Caroline Santos Maciel e Michelle Elaine Siqueira, ministraram palestras que combinaram conceitos sobre vírus respiratórios com a prática do trabalho diário de vigilância. Michelle Siqueira apresentou dados que ilustram a recente aceleração da transmissão da Covid no estado. “Passamos de aproximadamente 200 casos de covid-19 notificados por semana no painel de monitoramento para 1.600 casos na última semana. O dado reforça a necessidade de mantermos a vigilância ativa”, destacou.
A programação incluiu orientações técnicas sobre o correto preenchimento dos sistemas nacionais e-SUS Notifica e Sivep-Gripe, fundamentais para a qualidade das informações em saúde, e detalhou os fluxos ideais para coleta, armazenamento e envio de amostras para análise laboratorial na Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Maria Caroline Maciel, da OPAS, reforçou a necessidade de uma preparação contínua. “Vivenciamos uma sazonalidade com impacto significativo em Minas Gerais. A nossa meta é trabalhar de forma proativa, antecipando-nos ao período de maior circulação viral, para que o sistema de saúde esteja pronto para atuar de maneira rotineira e efetiva”, explicou.
Como desdobramento da capacitação, está previsto um estudo de efetividade da vigilância de vírus respiratórios por território. A iniciativa, conforme adiantou Michelle Siqueira, visa identificar desafios e replicar boas práticas. “Iremos produzir um relatório para cada regional, com previsão de entrega para novembro, visando fortalecer ainda mais a capacidade de resposta da rede de saúde”, concluiu.
Por: Ricardo Maciel
Foto: Michelle Elaine Siqueira