Avanço na implantação das redes de urgência e emergência é comemorado na CIB

Imagem

Foi realizada na tarde de ontem, 19.03, no estúdio do Canal Minas Saúde, em Belo Horizonte, a 200ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A reunião, transmitida ao vivo, pelo Canal Minas Saúde para todos os municípios mineiros, foram aprovadas as Redes de Urgência e Emergência das Macros Nordeste e Leste. Rasível Reis, coordenador estadual de Urgência e Emergência, comemorou a adesão dos municípios ao projeto da Secretaria de Estado de Saúde e anunciou o avanço na implantação das Redes no Estado.

“No dia 20, vamos a Uberaba, para finalizarmos a implantação da Rede Macro Sul; no dia 25, estaremos reunidos em Uberaba com os gestores da Macro Triângulo do Sul; no dia 26.03, em Uberlândia, com os gestores da Macro Triângulo do Norte; no dia 28, em Divinópolis, com gestores da Macro Oeste e, no dia 04.05, em Ponte Nova, com gestores da Macro Leste do Sul. Com todas essas pactuações em curso, podemos considerar que ainda nesse ano teremos todo o Estado coberto pela Rede Estadual de Urgência de Emergência.

Descentralização da Vigilância

Outro ponto importante aprovado na reunião foi aprovação do edital de adesão ao Projeto de Fortalecimento da Vigilância Estadual para o exercício 2014/2015. A expectativa, segundo o subsecretário Carlos Alberto Gomes Pereira, é que nesse ano se repita o que ocorreu no ano passado, quando cem por cento dos municípios aderiram ao projeto.

O objetivo é a descentralização para os municípios das ações de vigilância em saúde. Nesse projeto, os municípios são incentivados a organizar os sistemas locais de Vigilância em Saúde, em parceria com a atenção primária, nas seguintes áreas: vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância à saúde do trabalhador, vigilância ambiental, vigilância da situação de saúde e promoção à saúde.

Práticas Integrativas

A Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC) também ganhou destaque na reunião de ontem. Ao propor a alteração da deliberação que estabelece diretrizes para a Oficina de Educação Popular em Saúde, a coordenadora estadual, Heloísa Helena Monteiro Braga, foi parabenizada pelo secretário municipal de Saúde de Uberlândia, Almir Fernandes Fontes.

O curso é realizado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a SES-MG. O objetivo da oficina é qualificar a atenção nas práticas de cuidados prestada aos usuários do SUS-MG. A ação é direcionada a trabalhadores de saúde e gestores do SUS, conselheiros municipais e estaduais de saúde, representantes de movimentos populares de saúde, lideranças comunitárias, usuários do SUS, entre outros. Um dos diferenciais da ação é a participação ativa e coletiva da população mineira em propostas de formação fundamentadas pelos princípios da Educação Permanente e Popular em Saúde.

Saúde em Movimento

Os membros da CIB aprovaram, ainda, a liberação de recursos para o projeto Ciência em Movimento, da Fundação Ezequiel Dias. Criado em 2012, tem o objetivo de difundir e popularizar a ciência. “O Ciência em Movimento é um projeto que cumpre um importante papel de aproximar os cidadãos da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de estimular o interesse das pessoas pelas pesquisas, incentiva a promoção a saúde. Queremos expandir cada vez mais esta iniciativa”, afirmou o chefe de gabinete da Funed, Ricardo Assis.

Dentre as atividades, o destaque é para as exposições de animais peçonhentos com aranhas e escorpiões vivos e réplicas de serpentes. Há, ainda, estandes que prestam informações à população acerca de dengue e a Leishmaniose Visceral, duas doenças com alta incidência no espaço urbano. Outra atração o estande com informações sobre como a Funed realiza exames relativos à vigilância de alimentos. A programação inclui também a exibição de vídeos do Programa Sala de Espera, do Canal Minas Saúde.

Autor: Gisele Bicalho

Rolar para cima