A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) realizaram, na manhã desta quinta-feira, 08 de agosto, a aula inaugural da sexta edição do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Hospitalar.
O evento aconteceu no auditório da ESP-MG e fez parte da programação o lançamento da publicação “Estratégias de Intervenção e Inovação na Gestão dos Hospitais do Pro-Hosp do Estado de Minas Gerais”.
O Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp), implantado em 2003, é uma das mais importantes ações programáticas do Governo de Minas no âmbito da gestão em saúde pública.
Representando o Diretor-Geral da ESP-MG, Damião Mendonça, participou da solenidade o Vice-Diretor-Geral, Augusto Nunes Filho. “Ressaltamos a importância do fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS-MG). O curso de especialização oferecido pela Escola é uma ferramenta educacional estratégica para o aperfeiçoamento prático do Pro-Hosp”. Nunes ainda falou sobre o papel diferenciado da ESP-MG como executora e, sobretudo, como local de reflexão e apoio em relação às políticas públicas de saúde em Minas.
O Diretor de Políticas e Gestão Hospitalar da SES-MG, Tiago Lucas da Cunha Silva, representou o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques. Ele agradeceu à Escola e ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “É relevante a interface das ações com objetivo único de fortalecer e melhorar o atendimento”. Ele acrescentou sobre a qualificação da gestão hospitalar, a grade curricular da especialização e os benefícios do curso para a gestão hospitalar, além das inovadoras oficinas ministradas no curso.
Rodrigo Machado, Superintendente de Educação da ESP-MG, destacou sobre a renovação do curso e a importante missão da Escola em contribuir com as políticas públicas de Minas no âmbito da saúde. “Pensamos no processo de qualificação dos profissionais que atuam na gestão do SUS, dos hospitais”, acrescentou.
Durante a aula inaugural, a Superintendente Regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Marques, apresentou experiências exitosas no âmbito do Pro-Hosp. “É muito bom falar de um projeto que acreditamos, do qual participamos.
Prestigiou também a solenidade José do Carmo Fonseca, representante do segmento prestador no Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG). “Apoiamos todas as ações para melhorar o processo, seja de atendimento, gestão e acolhimento, para que seja alcançado o fim que buscamos, o melhor atendimento”, disse.
Viva Vida
Mônica Valone, coordenadora do Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais (Viva Vida) também esteve no evento. “Nosso grande desafio é a redução da mortalidade materna e infantil. A Rede Viva Vida foi montada em 2005 e hoje é robusta. Temos pontos de atenção: primária, secundária e terciária. Os hospitais do Pro-Hosp estão inseridos, hora na atenção secundária, e hora na terciária (dependendo no nível de complexidade). Os profissionais desses hospitais sendo capacitados com os olhares voltados também para a Rede Viva Vida, teremos uma assistência diferenciada para a gestante e para o neonato. Iremos impactar na redução da mortalidade materna e infantil.
Gestão Hospitalar
Esta sexta edição da Especialização em Gestão Hospitalar tem o foco voltado para a temática: Urgência e Emergência e Materno-Infantil. A ESP-MG, que tem como missão a integração do ensino-serviço, formatou, em conjunto com a SES-MG, a matriz curricular do curso em conformidade com as diretrizes do Pro-Hosp. Os conteúdos abordados ao longo do curso estão relacionados com as áreas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação com enfoque nas Redes Viva Vida e Urgência e Emergência.
A Especialização prioriza o atendimento de toda a rede de hospitais participantes do Pro-Hosp. Inicialmente, são duas turmas centralizadas em Belo Horizonte com o total de 72 vagas. Posteriormente, serão formadas três turmas descentralizadas em diversas regiões do estado, previstas para o segundo semestre.
O curso tem o objetivo de qualificar os diretores hospitalares das instituições inseridas no Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade Hospitalar SUS-MG – PRO-HOSP (Competência 2013), os servidores regionais e do nível central, que atuem em áreas de interface com a gestão hospitalar visando o fortalecimento do Programa e das Redes Prioritárias do Estado de Minas Gerais.
Autor: Suzi Rocha