Com o tema “Processo de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS)”, neste momento de pandemia, técnicos da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos e um público estimado de 200 pessoas participaram de uma videoconferência que teve como objetivo contribuir para a organização do trabalho dos agentes comunitários nos municípios.
Por meio da CAS, a SRS Passos apoia e assessora os municípios na Atenção Primária à Saúde (APS) desde o início da pandemia, tendo já realizado mais de 50 encontros coletivos ou individuais. A demanda pelo processo de trabalho surgiu em uma dessas reuniões virtuais, segundo Gilmar Antônio Batista Machado, da CAS, que participou da organização e condução do evento.
Ainda de acordo com ele, o novo Coronavírus fez com que a APS revisitasse todo o processo de trabalho, tanto no início, com a restrição do acesso aos serviços, quanto em momentos posteriores, como no agravamento de outras condições de saúde das pessoas. “O trabalho do Agente Comunitário de Saúde passou por esses mesmos momentos, com a diminuição da realização de visitas domiciliares e a posterior necessidade de retomada dessas e de novas ações relacionadas à Covid-19, considerando todas as recomendações de biossegurança”, explicou.
A videoconferência, na última quinta-feira (13/8), teve três momentos distintos: “o processo de trabalho do ACS em tempos de pandemia”, com apresentação feita por Gilmar Machado; “ações de promoção da saúde”, com Jaqueline Silva Santos e “medidas de biossegurança, com ênfase em EPI”, com Camila Correia, que falou também sobre testagem de Covid-19.
A reunião teve o apoio de Rosane de Andrade Mercês e Fabíola Silveira Lemos, que foram imprescindíveis para o sucesso do encontro. “Em alguns momentos, tivemos 150 conexões, sendo que em algumas conexões até cinco pessoas assistiam. Por isso estimamos o público total próximo de 200 participantes”, observou Gilmar.
Autor: Enio Modesto