Aprovada implantação da Rede AVC no Norte de Minas

Imagem

Santa Casa e HAT vão compor rede de atendimento a vítimas de acidente vascular cerebral

 

O Norte de Minas deverá se constituir numa das primeiras regiões do Estado a contar com a implantação de uma rede de atendimento de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC),com investimentos do Ministério da Saúde e do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A implantação da Rede foi aprovada nesta sexta-feira, 29, durante a realização da última reunião de 2013 da Comissão Intergestora da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas (Cira), com participação de representantes de 53 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

A implantação da Rede AVC vai compor o sistema de urgência e emergência do Norte de Minas, que já conta com 36 bases descentralizadas do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) instaladas no Norte de Minas. As bases são administradas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), com recursos repassados pelo Governo de Minas. Além da Rede AVC, a o sistema de urgência e emergência envolve a implantação de estruturas apropriadas para atendimento de pacientes vitimas de infarto e traumas.

O coordenador médico do Cisrun, Enius Freire Versiani que também está coordenando a implantação da Rede AVC do Norte de Minas entende que a iniciativa se constituirá num grande avanço para a melhoria do atendimento de saúde da região. Isso porque, explica, a ocorrência de acidente vascular cerebral se constitui numa das principais causas de morte no país e, por isso, a Sociedade Brasileira de Neurologia e o Ministério da Saúde estão priorizando a estruturação de redes regionais de atendimento de pacientes vítimas de AVC.

Enius Freire ressalta que por meio de uma rede de telemedicina, que contemplará os hospitais sediados em cidades polos microrregionais do Norte de Minas, possibilitará aos profissionais de saúde obter diagnóstico mais rápido dos pacientes acometidos por AVC. Por meio de uma central de telemedicina, que será instalada no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, os profissionais de saúde do interior do Estado enviarão resultados de exames de tomografia e serão orientados por neurocirurgiões do Hospital das Clínicas sobre a necessidade ou não de transferir os pacientes para hospitais de referência em Montes Claros para serem submetidos a tratamentos mais complexos.

O Núcleo de Educação Permanente do Samu Macro Norte será o responsável pela capacitação de profissionais de saúde que atuam em hospitais de Pirapora, Brasília de Minas, Taiobeiras, Janaúba e Montes Claros que vão compor a Rede AVC. O valor do investimento na implantação da Rede ainda está em fase de definição e deverá ser concluído no próximo dia 3 de dezembro, em reunião envolvendo a participação de dirigentes da Santa Casa e do Hospital Aroldo Tourinho. Uma das prioridades será o investimento na construção da infraestrutura física para instalação dos 50 leitos para atendimento dos pacientes acometidos por AVC, além do reforço das equipes de neurologistas e neurocirurgiões.

O secretário municipal de saúde de Pirapora e vice-presidente estadual do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Consems), Sinvaldo Alves Pereira entende que a implantação da Rede AVC se constituirá num grande avanço para os serviços de saúde do Norte de Minas, levando-se em conta a necessidade de se investir tanto no atendimento dos pacientes vítimas da doença, bem como em programas de prevenção.
A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola destaca a união de esforços entre os municípios para a melhoria dos serviços de saúde do Norte de Minas, com a ampliação e melhoria dos serviços prestados à população. “Trata-se de um esforço que traz benefícios para toda a sociedade e, no caso específico da Rede AVC, se constituirá num importante avanço para todo o Norte de Minas com utilização das mais modernas tecnologias em saúde”, conclui a superintendente.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima