Ampliação de Pronto Atendimento fortalece serviço de urgência e emergência no Norte de Minas

Ampliação de Pronto Atendimento fortalece serviço de urgência e emergência no Norte de Minas

A entrega das novas instalações do Pronto Atendimento do Hospital Municipal Senhora Santanna, beneficiará, a partir dessa sexta-feira (23/03), mais de 450 mil pessoas pertencentes às microrregiões de Brasília de Minas/São Francisco, Januária e Manga. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), repassou, por meio de convênio, mais R$ 500 mil para ampliação da unidade. Segundo o Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho, a nova estrutura torna a instituição preparada para atender à urgência e emergência. O hospital possui 90 leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 10 de UTI adulto. Atende cerca de 3 mil pessoas por mês. Oferecendo especialidades como ortopedia/traumatologia; cirurgia geral; ginecologia-obstetrícia; clínica médica; otorrino; pediatria; angiologia. É equipado com tomógrafo e aparelho de raio X.“O hospital está se tornando referência para alguns procedimentos de saúde, principalmente em relação à demanda por leitos de UTI. Por isso, diversas transformações foram viabilizadas, como melhoraria do acolhimento na porta de entrada do PA”, pontuou o subsecretário. Ednardo Rodrigues Lopes, secretário municipal de saúde, acrescentou que a reforma priorizou o acolhimento e o acesso ao usuário. “Os espaços arquitetônicos levaram em consideração a urgência e emergência, com atenção ao nível de complexidade. Por isso, a recepção foi ampliada possibilitando mais conforto na área de espera e mais agilidade na triagem de pacientes”, contou.

Qualidade e humanizaçãoEdson dos Santos Silva, 60, morador de Brasília de Minas, acredita que a ampliação irá melhorar ainda mais os serviços de saúde oferecidos na unidade. Edson, disse ter uma boa saúde e que nunca foi atendido no hospital, porém já esteve duas vezes acompanhando familiares. “Hoje ninguém precisa ir a Montes Claros para ser atendido bem. Minha família já precisou do hospital uma vez para o meu pai e outra, para meu sobrinho. Não faltou nada para nenhum deles, tudo foi oferecido: exames, procedimentos médicos, tudo”, conta.Segundo o prefeito, Jair Oliveira Júnior, com as obras de ampliação do PA, o município avançou na construção da saúde pública. “A partir de agora, Brasília de Minas poderá oferecer um atendimento mais eficiente, capaz de solucionar a demanda por pronto atendimento”, disse.Presente na cerimônia de inauguração, o deputado federal Gabriel Guimarães disse que “a reforma do PA demonstra a importância de um trabalho conjunto e bem articulado entre as diversas esferas do Poder, para ampliar a oferta de saúde”.

Banco de leiteNo mesmo dia, o hospital também inaugurou os serviços de um Banco de Leite Humano (BLH). Destinado a dar suporte às mães da região, o banco possui estrutura e equipamentos modernos. Ele atenderá diariamente mães e crianças com alguma intercorrência na amamentação, tais como desmames precoces, os traumas mamilares, as mastites, a relactação e o ingurgitamento. Outro serviço de destaque que será oferecido pelo BLH é a busca domiciliar por leite. Por isso, o banco foi contemplado com uma moto.Para José Silva, deputado federal, “o trabalho na saúde realizado com eficiência permite oferecer com mais qualidade os serviços indispensáveis para a população”. Arlem Santiago, deputado estadual, acredita que as obras trarão qualidade de vida para a população do município. Já Paulo Guedes, deputado estadual, disse que “as obras atendem a uma demanda da população local, humaniza o atendimento e melhora a qualidade de vida”, disse.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Juliana Gutierrez


Rolar para cima