Durante cerimônia de posse, governador reafirmou o compromisso de seguir os mesmos princípios de gestão moderna e eficiente já existentes no Governo de Minas
O governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, empossou nesta segunda-feira (07/04), no Palácio Tiradentes, os novos secretários de Estado que integrarão o Governo Minas com o desafio de comandar projetos prioritários e cumprir as metas estabelecidas para este ano. Foram empossados 16 secretários, dos quais nove foram reconduzidos ao cargo e sete novos nomes que estarão à frente das pastas, entre eles, José Geraldo de Oliveira Prado, na Saúde.
José Geraldo é servidor de carreira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde já exerceu diversos cargos, dentre eles o de diretor de Comunicação, assessor da Liderança da Maioria e Governo e Secretário-Geral da Mesa de 2007 a 2014. É natural da cidade de Morada Nova de Minas (MG).
Durante a cerimônia, o governador reafirmou o compromisso de seguir os mesmos princípios de gestão moderna e eficiente e convocou a nova equipe a avançar nas políticas e metas implantadas pelo Governo de Minas na última década.
“Os desafios estão postos e, certamente, o maior deles cabe a mim, de buscar suceder o grande homem público, o ex-governador Antonio Anastasia, mirando-me em tudo o que foi feito ao longo da última década pelos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia. E comungando e renovando os mesmos princípios, os mesmos compromissos, a mesma dedicação, o mesmo zelo com a causa pública. Naturalmente, contando sempre com uma equipe uníssona, com talento, vocação e espírito público, para que, em realidade, Minas avance cada vez mais”, destacou Alberto Pinto Coelho.
Reassumiram o cargo os secretários Danilo de Castro (Governo), Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e de Relações Institucionais), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Leonardo Colombini (Fazenda), Rômulo Ferraz (Defesa Social), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Eliane Parreiras (Cultura), Narcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Tiago Lacerda (Turismo e Esportes).
Além do secretário José Geraldo de Oliveira Prado (Saúde), também foram empossados Eduardo Bernis (Trabalho e Desenvolvimento Social), Alceu José Torres Marques (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Alencar Viana Filho (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), André Luiz Coelho Merlo (Agricultura), Fabrício Torres Sampaio (Transportes e Obras Públicas) e Raimundo Benoni Franco (Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas). Rogério Nery de Siqueira Silva, nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico, ainda não foi empossado.
Em nome dos empossados e reconduzidos, o secretário Danilo de Castro ressaltou que a nova equipe terá pela frente nove meses de muito trabalho conjunto. Segundo ele, trata-se de um período que muitos, em princípio, julgam curto, mas que é suficiente para a gestação de uma vida. Tempo que, certamente, com respeito mútuo, confiança e espírito de equipe, faremos Minas avançar muito mais sob a liderança do nosso governador Alberto Pinto Coelho”, completou.
Também foram empossados Roney Luiz Torres Alves da Silva (Advogado-Geral do Estado), Júlio César Santos Esteves (Controlador-Geral do Estado), coronel Alex de Melo (chefe do Gabinete Militar), Oliveira Santiago Maciel (Chefe da Polícia Civil), coronel Ivan Gamaliel Pinto (comandante do Corpo de Bombeiros Militar) e André Barrence (diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas). O governador Alberto Pinto Coelho nomeou para a Secretaria Geral da Governadoria o ex-deputado federal Custódio Mattos, ex-prefeito de Juiz de Fora.
Avanço como legado
Ao reconhecer o trabalho da equipe de secretários que deixaram o governo, Alberto Pinto Coelho lembrou ainda, em seu discurso, a contribuição daqueles que deixaram suas atribuições para assumir novos desafios. Alberto Pinto Coelho enfatizou os avanços conquistados por Minas Gerais nos últimos anos, como o primeiro lugar na educação básica do país e a melhor saúde pública do Sudeste, entre outros indicadores.
Dentre algumas conquistas, Minas foi o primeiro estado a colocar crianças com seis anos de idade na escola. Hoje, o Estado assumiu a liderança nos rankings de Desenvolvimento da Educação Básica e da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Também houve aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alcançado pelas cidades mineiras.
Nos últimos anos, o Estado conquistou a mais alta expectativa de vida, o melhor desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) na região Sudeste do país, uma taxa de desemprego inferior à média nacional, maior participação no PIB e melhor renda, além de já ter cumprido sete dos oito Objetivos do Milênio, tendo repactuado com a Organização das Nações Unidas (ONU), de forma inédita, metas sociais mais elevadas para 2015.
“Quero reafirmar nossa firme disposição, nesse valioso legado deixado pelo governo Antonio Anastasia. É um compromisso de todos nós levarmos avante as metas estabelecidas e fixadas, e, mais do que isso, darmos celeridade a todos os projetos voltados para questões tão aflitivas, como a mobilidade urbana e infraestrutura. Para isso, não mediremos esforços e vamos estar unidos no sentido de fazer com que essa chama iniciada possa representar o compromisso renovado dos Governos Aécio e Anastasia”, afirmou.
Autor: Agência Minas