Agentes Comunitários de Saúde são mobilizados em Uberlândia

Imagem

Hoje, 24/10, cerca de 600 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão sendo mobilizados na 1ª Jornada Mineira de Redução da Mortalidade Materna e Infantil, em Uberlândia, que é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e que conta com a participação de 87 municípios que compõem a região do Triângulo e Noroeste.

O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, conduziu a palestra de abertura sobre a importância do ACS na captação da gestante. “Hoje temos mais de 115 mil gestantes cadastradas no programa Mães de Minas, sendo que 41 mil estão em acompanhamento. Os ACS´s são fundamentais na captação precoce de 100% das gestantes porque eles estão na linha de frente e para conseguir fortalecer a saúde estes profissionais devem ser reconhecidos”. O Secretário reforçou ainda que a região Triângulo Norte apresenta a menor taxa de mortalidade materna em Minas Gerais, mas ainda há muito trabalho a ser feito para conseguir que os índices fiquem abaixo de dois dígitos.

 

Crédito: Henrique Chendes

Os ACS´s são fundamentais para acompanhar as gestantes para fazer as sete consultadas de pré-natal preconizadas realizar visita domiciliar para monitorar as gestantes, realizar ações educativas, e junto com a Equipe de Saúde da Família fazer a classificação de risco e encaminhar para o serviço adequado. Para incentivar o serviço destes profissionais, o município que aderir ao Mães de Minas receberá R$ 300 por gestante captada, e que metade deste valor poderá ser revertido para os ACS´s.

Wagner Fulgêncio, Superintendente da Atenção Primária da SES/MG, anunciou que cada ACS receberá um tablet para consolidar as informações e melhorar o trabalho de toda a equipe. “Vamos eliminar os papéis, e os dados serão fiéis e atuais, de forma a melhorar os processos de trabalho”.

A ACS de Frutal, Marta Rosângela, ressalta a importância de participar da jornada, ter assuntos voltados especificamente para a categoria e saber das novidades que melhoram a carreira e o trabalho. “Acompanho atualmente nove gestantes e faço o monitoramento de todas elas, e o tablet vai agilizar muito o nosso trabalho”.

Para finalizar a Jornada em Uberlândia, no período da tarde haverá a palestra sobre a importância da mobilização social com a mobilizadora da SES/MG, Ana Rita Fernandes, e a apresentação do protocolo de ações do ACS para a saúde materna e infantil.

Programa Mães de Minas

O Projeto Mães de Minas é um conjunto de ações de saúde que tem a intenção de identificar e acolher as gestantes mineiras por meio da Rede Viva Vida, e consequentemente reduzir a mortalidade materna e infantil em Minas Gerais. Após o cadastramento pelo Call Center 155, a gestante terá o monitoramento da gravidez, do pré-natal e até o primeiro ano de vida do bebê. Desta forma, uma equipe formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado poderá tirar as dúvidas e orientará sobre todo o processo gestacional. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada; ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.

Autor: Lílian Cunha

Rolar para cima