Objetivo foi promover um treinamento visando o combate controle da Dengue
A Superintendência Regional de Saúde (SRS/JF) realizou na última semana, entre os dias 22 e 25 de abril, no município de Guarará, uma capacitação destinada aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. O objetivo foi promover um treinamento em virtude da contratação de novos profissionais, e também dos demais, que atuam nos municípios de Bicas, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Pequeri e Senador Cortes, para atuarem no combate e controle da Dengue.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Supervisor do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS/JF, Robson Mota Figueiras, que apresentou, entre outros assuntos, um panorama epidemiológico da região, além de abordar noções técnicas para aplicação de inseticida espacial (UBV) e de técnicas para a realização de uma boa visita domiciliar, adequando a linguagem aos objetivos daquilo que se pretende alcançar. “Nós não devemos chegar na casa de uma pessoa dizendo que iremos jogar um veneno, senão essa pessoa provavelmente não vai deixar a gente entrar. O ideal é dizer que iremos jogar um produto para combater uma larva”, explicou Robson. A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Guarará, Rosimere Aparecida da Silva ressaltou o apoio recebido pela SRS/JF, que tem contribuído muito na capacitação dos profissionais. “Tem sido muito útil e proveitosa essa capacitação, tiramos muitas dúvidas, como por exemplo, a respeito do manejo adequado da bomba com o inseticida. Ficamos muito honrados em receber esse treinamento”, agradeceu Aparecida.
Dando continuidade ao evento, na quinta-feira (24), o coordenador técnico do Núcleo de Mobilização Social, Paulo Fernandes da Silva, levou informações sobre a Dengue e destacou que o processo de Mobilização envolve uma mudança de postura, visto que é um processo de convocação de vontades para a mudança da realidade, por meio de propósitos comuns. “É um trabalho em rede, todos precisam estar envolvidos com a questão da Dengue, não só os profissionais da saúde, que são multiplicadores, mas toda a população. Não adianta só eu achar que estou fazendo a minha parte se o vizinho não faz a parte dele. Saber o que tem que fazer para evitar a Dengue todos sabem, mas nem todo mundo faz”, pondera o coordenador.
Ao todo, aproximadamente 30 Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias participaram da capacitação. Diogo Oliveira é Agente de Endemias em Bicas e considera que o treinamento foi muito enriquecedor. “Muito bom, pude tirar muita dúvida. É um trabalho de prevenção mesmo, foi tudo muito bem explicado, com informações que são essenciais”, garante. Opinião partilhada pela Agente Comunitária de Saúde de Guarará, Vânia do Nascimento. “Achei bem diferente daquilo que a gente ouve, é uma outra abordagem.” salientou.
O Secretário de Saúde de Guarará, Jorge Ajax Brovini destacou que a capacitação foi muito importante, não só para o município, mas para toda a região. “Temos que ter essa visão, de que é importante para a região como um todo. Não podemos deixar de olhar para o nosso vizinho, em se tratando de dengue. Foi de suma importância essa capacitação, e é aquilo, se não houver essa união, o trabalho vai por água abaixo”, finalizou.
Durante o encontro foram realizadas apresentações sobre a Dengue, os sintomas da doença, a importância da orientação dos agentes à população, as atribuições dos agentes comunitários de saúde com relação à dengue e as principais dificuldades encontradas pelos profissionais.
Autor: Duilio Martins Aglio Júnior