As ações de combate à dengue da Força tarefa de combate à dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) começaram no dia 29 de outubro, com a presença dos agentes de endemias que compõem a Força Tarefa e contou com o apoio dos comerciantes locais que disponibilizavam cartazes e folhetos para a população além da divulgação na emissora de rádio do município que destinou um espaço para informar sobre os perigos da doença. A mensagem intensificou a importância de não deixar que objetos aproveitem o período de chuvas, acumulem água e no período de estiagem se encontrem propícios para o desenvolvimento do mosquito.
No sábado, 10/11, o dengômetro e o dengue – móvel ficaram localizados no pátio da Igreja Nossa Senha Aparecida no bairro Triângulo e durante todo o período da manhã a população foi conscientizada que a eliminação dos focos de dengue é um dever contínuo e de todos.
Mesmo com a chuva, Alice Ramos Pães não desanimou e trouxe garrafas pet para serem trocadas por lápis. “Peguei todas as garrafas pet do quintal lá de casa e trouxe. O quintal ficou limpinho e não vai atrair o mosquito da dengue,” falou.
Além da troca e do material informativo, as pessoas que se dirigiam ao dengômetro também receberam a revista de história em quadrinhos Deu a Louca no mundo da Fantasia e o almanaque Edi&Gita que ensina como as crianças podem combater à dengue.
As gêmeas Sabrina e Samira Alves Alvim Cancela, de nove anos, trouxeram a mesma quantidade de latas e garrafas pet e se comprometeram a divulgar para os pais informações sobre o combate da doença. “Vamos levar tudo para o meu pai e para a minha mãe e explicar que a dengue não pode entrar na nossa casa”, afirmou Sabrina.
Durante o evento muitos pneus também foram recebidos. Vânio de Souza oliveira chegou de bicicleta e em uma caixa trouxe nove pneus que foram trocados por nove cadernos que serão utilizados pelos seus filhos. “Estes pneus estavam sem proteção lá em casa e pelo menos aqui sei que eles não serão lugar para o mosquito da dengue”, explicou.
Todo o material recolhido será destinado para uma recicladora da própria região. Carangola foi em 2010 a primeira cidade a receber a Força Tarefa no combate à dengue e agora em 2012 a mesma Força Tarefa continua sensibilizando a população que eliminar a doença é um dever de todos.
Autor: Alessandra Maximiano / SES-MG