Com o objetivo de reduzir o número de criadouros do mosquito da Dengue e conscientizar a população sobre a doença, o município de Formiga (GRS Divinópolis) recebeu o evento Meu Bairro Sem Dengue, promovido pela SES.
As atividades aconteceram nos dias 10 e 11 de julho, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Posto de Saúde Diego Souto Borges. Uma panfletagem maciça foi feita na cidade com o apoio dos Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Eles estiveram envolvidos na conscientização dos moradores e foram de casa em casa alertando sobre os riscos da doença. Ainda nas residências, foram recolhidos materiais que poderiam se tornar possíveis focos para a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Em toda a cidade, foram retiradas mais de cinco caminhonetes contendo inservíveis, como pneus, garrafas pets e entulhos domésticos.
Já no dia 19 de julho, aproveitando os festejos julinos tradicionais em Formiga, foi montada uma barraca na Praça Getúlio Vargas para expor trabalhos artesanais produzidos pela Equipe de Educação em Saúde e conscientizar a população sobre a reciclagem do lixo doméstico. No mesmo espaço, foi feito um trabalho educativo sobre a Dengue com a entrega de panfletos aos visitantes. Além disso, foram afixados cartazes e bandeirinhas, alertando a população sobre a doença, sintomas, tratamento e formas de prevenção.
Ainda para diminuir o índice de infestação no município, as escolas serão mobilizadas para que integrantes da comunidade escolar funcionem como multiplicadores de informações sobre a doença. Muitas escolas já possuem o projeto “Brigada Contra a Dengue” e a intenção é ampliá-lo. Os brigadistas treinados em cada instituição de ensino se tornarão agentes preparados para identificar e eliminar os focos, além de poderem multiplicar informações da doença.
A SES também planeja uma campanha de vacinação contra a raiva na cidade, através de panfletagem e afixação de faixas e cartazes. O objetivo é alertar os moradores sobre a importância de vacinar seus cães e gatos e como proceder em caso de suspeita da doença.
Autor: Alexandre Pinto Ribeiro