Cerca de três mil pessoas participaram da 1ª Virada Oncológica realizada no dia 26/7, em Montes Claros. A iniciativa, realizada na Praça Dr. Carlos, no centro da cidade, foi coordenada pela Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec), com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
“Após a realização do evento, temos a sensação de que o nosso dever e compromisso com a população foi cumprido”, disse o presidente da Aspec, Marcelo Pedroso. Segundo ele, só na área de oftalmologia foram realizados mais de 300 atendimentos, entre exames e consultas. Ao todo, foram coletadas cerca de duas mil amostras para a realização de exames laboratoriais, além da prestação de serviços de aferição de pressão, atualização de cartões de vacinas, testes de glicemia, corte de cabelo e palestras com conteúdos educativos sobre saúde. “Além disso, foram repassadas orientações jurídicas a pacientes que estejam com dificuldades em acessar benefícios destinados a pessoas com diagnóstico confirmado para câncer”, destacou Marcelo.
Ao reforçar a importância das ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, Pedroso avaliou que “mesmo tendo sido a primeira Virada Oncológica realizada no Norte de Minas, o evento foi transformador e com certeza oportunizou a centenas de pessoas o acesso a informações, realização de exames e, caso necessário, a tratamento médico adequado de acordo com as necessidades que forem diagnosticadas”.
Ao todo mais de 150 profissionais de saúde participaram da 1ª Virada Oncológica, entre eles médicos atuantes na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dilson Godinho, além dos hospitais Universitário Clemente de Faria e das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, sediados em Montes Claros. A iniciativa também contou com a participação de acadêmicos de cursos da área da saúde da Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte); Faculdades de Ciências Odontológicas de Montes Claros (FCO) e do Centro Universitário das Faculdades Pitágoras de Montes Claros (UNIFIPMoc).
Em tendas instaladas pelo 55º Batalhão de Infantaria do Exército foram realizados atendimentos com foco nos cuidados da saúde das mulheres: diagnóstico do câncer de mama, colo do útero, ovário é doenças do endométrio (tecido que reveste o interior do útero). Também foram realizadas atividades relativas aos cuidados para com a saúde do homem, entre elas a coleta de amostras para realização de exames de PSA (câncer de próstata), de testículos e de pênis; avaliações e diagnóstico para câncer de boca, cabeça e pescoço, esôfago, garganta, tireóide, estômago, intestino, colorretal, de pele e pulmão.
A referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à saúde da SRS Montes Claros, Edilza Moreira Silva avaliou que “a iniciativa de realização da Virada Oncológica reforça a importância da mobilização da população para questões relacionadas aos cuidados para com a saúde, entre elas as relacionadas ao câncer que, quanto mais precocemente for diagnosticado maior será a possibilidade de êxito nos tratamentos”.
Por: Pedro Ricardo
Foto: Pedro Ricardo