No dia mundial de combate à AIDS, comemorado em 1º de dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá promover a campanha “Use camisinha sempre! AIDS. Pegar é fácil. Evitar também”. A ação de mobilização irá acontecer durante o encontro do Bloco “Baianas Ozadas”, a partir das 14h30, na região da Savassi, em Belo Horizonte e tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a doença e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e para as formas de prevenção da doença.
No local, promotoras vestidas com roupas cheias de preservativos irão circular pelo evento distribuindo folhetos informativos e camisinhas para os participantes. A proposta é combater o preconceito e instigar as pessoas a testarem se tem ou não o vírus do HIV. Na ocasião serão distribuídos laços vermelhos que simbolizam a luta e o combate à pandemia. O gesto também busca prestar uma homenagem às pessoas que já morreram vítimas da doença e às que vivem com o HIV.
Simultaneamente, outros 32 municípios mineiros irão realizar ações de mobilização com a realização do teste rápido, incentivando a testagem e o diagnóstico precoce. Entre eles estão Juiz de Fora, Varginha, Alfenas, Barbacena, Divinópolis, Pimenta, Campo Belo, Ipatinga, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Conselheiro Lafaiete, Timóteo Ipatinga, Córrego Fundo, Bambuí, Formiga, Coronel Fabriciano, Carmopólis de Minas, Itabira, João Monlevade, Ituiutaba, Santos Dumont, Além Paraíba, Passos, Pirapora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Extrema, São João Del Rei, Uberaba, Araguari e São Lourenço.
1º de dezembro com Estilo
A campanha deste ano conta com o apoio de Marcelo Blade. O alfaiate, que está entre os mais requisitados de Belo Horizonte, desenvolveu aventais que receberão colagens de preservativos. As peças serão usadas por promotoras que circularão pelo evento. Blade é parceiro do Governo de Minas na luta contra a doença.
Cenário da doença em Minas
Do início da epidemia, em 1983, até outubro de 2013, foram notificados no Estado quase 36 mil casos de AIDS, que estão distribuídos em 728 municípios. Destes, 18.424 casos foram diagnosticados em heterossexuais (51,22%), 5.740 casos em homossexuais (15,96%) e 2.890 casos em bissexuais (8,03%). A taxa de incidência da doença acompanha a tendência nacional de 13 casos novos a cada 100 mil habitantes. Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia estão entre as 15 cidades com mais casos da doença.
A AIDS não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.
Evento: Dia Mundial de Combate à AIDS
Data: 01/12/2013
Hora: 14h30
Local: Praça Diogo de Vasconcelos (praça da Savassi), Av. Getúlio Vargas, s/nº, Savassi – BH
Autor: Miria César