Nesta segunda-feira (11/01), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu uma reunião com gestores e prefeitos da microrregião de Congonhas/Conselheiro Lafaiete para tratar das ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya. Na ocasião, o representante da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SRS, Márcio Heitor, expôs aos representantes dos municípios toda a situação, histórico, informações pertinentes e ações de combate e de redução de risco em relação às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Crédito: Priscila Rezende

A reunião teve como intuito promover uma conversa, para que os presentes pudessem entender e atualizar a atual situação de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya. “É importante aproveitarmos esse momento em que a população está sendo sensibilizada para combater essas doenças e realizar um alinhamento de interesses entre as três esferas governamentais”, afirmou Márcio Heitor.

O encontro teve ainda como objetivo orientar os municípios a criarem e oficializarem seus comitês intersetoriais para enfrentamento à microcefalia, seguindo as orientações do Ministério da Integração Nacional e dos Governos Estaduais. O objetivo é criar uma rede de parceria entre união, estados e municípios, em suas diversas pastas, para fortalecer as ações de mobilização e combate aos mosquitos transmissores dessas doenças em todo o território nacional. A esse respeito, o superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, frisou que assim como a União criou a Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia, e o estado criou a Sala Estadual, também precisa ser criada uma Sala Municipal, que deve ser instituída pelo Prefeito. “É preciso ainda envolver não só a saúde, como outras pastas do município, tais como Defesa Civil, Educação, Agricultura, Limpeza Urbana, Assistência Social e outras que se julguem necessário”, completou.

O superintendente destacou ainda o apoio que está sendo disponibilizado pelo estado e união, que envolve a parceria com as forças armadas em casos de necessidade extrema. “Instalada a Sala Municipal, de acordo com a situação e urgência e demonstrada a necessidade, esta poderá pedir subsídio de pessoal do estado como bombeiros e polícia militar, e também federal, com o exército e força aérea. De acordo com a necessidade, a Sala Municipal também pode pedir um maior aporte financeiro ao estado, até para a contratação de novos agentes”, explica. Robson também reforçou a importância de criação de legislação municipal específica, incluindo a possibilidade de punição em determinados casos e do apoio que pode ser obtido junto a órgãos do poder judiciário, como o Ministério Público. Outro ponto frisado pelo superintendente foi a solicitação aos prefeitos, para que os mesmos busquem evitar a rotatividade dos profissionais agentes de endemias e coordenadores municipais, uma vez que eles são fundamentais para melhorar os resultados do trabalho de combate e mobilização. “O estado e a união vêm envolvendo mais recursos e abrindo novas possibilidades em casos de necessidades urgentes. Porém, de nada irá adiantar se os municípios não abraçarem a causa e não gastarem os recursos de acordo com esse fim específico e de forma correta para potencializar as ações de combate e mobilização”, finalizou.

Entre as autoridades que compareceram à reunião, estiveram presentes os prefeitos de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida; Cristiano Otoni, Carlos Rezende; Senhora de Oliveira, Ricardo Milagres; Lamim, Francisco Nogueira; Piranga, Carlos de Araújo; São Brás do Suaçuí, Elias Ribeiro; e o vice-prefeito de Santana dos Montes, Alair Rodrigues. A próxima reunião sobre estas ações, que será promovida com os gestores, prefeitos e autoridades da microrregião de Barbacena, está prevista para esta sexta-feira (15/01), na SRS/Barbacena.

Comitê Estadual

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à dengue, chikungunya e zika vírus foi lançado pelo governador Fernando Pimentel e pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, no dia 29 de dezembro de 2015, no Palácio da Liberdade. O comitê foi acertado após orientação do governo federal em reunião realizada pela presidenta Dilma Rousseff com os governadores de todos os estados, e visa otimizar as ações de controle e combate ao vetor e abrange representantes de diversas secretarias e instituições do estado. De acordo com anúncio do governador Pimentel, estão previstos investimentos da ordem de R$ 30 milhões, provenientes do orçamento da Secretaria de Estado de Saúde, para que os municípios possam reforçar as ações dos agentes de endemias, dos agentes comunitários de saúde (ACS), das equipes de saúde da família e as ações de assistência.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão