Neste sábado, 24/02, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito mobiliza a população, profissionais de saúde e parceiros em Divinópolis, na Praça da Bíblia, com o objetivo de combater os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. A mobilização social ocorreu em mais 500 municípios em todo Estado de Minas Gerais.

Em Divinópolis, o Dia D da ação Minas Unida no combate ao Mosquito ocorreu nos bairros São José, beneficiando os bairros São Miguel, São Judas, Bela Vista e Morada Nova. A ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, contou também com parceria da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

24.02.2024-Divinópolis -Combate ao Aedes 2

A superintendente adjunta da regional de Saúde de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, destacou que o objetivo é conscientizar a população, pois a maioria dos criadouros são encontrados dentro das casas. “É preciso que as pessoas também comecem a cuidar das suas casas para que não tenhamos uma situação tão delicada como estamos passando com a população adoecendo pela doença e se agravando. Qualquer sintoma, procure o atendimento mais próximo para começar o tratamento dos sintomas e se hidratar”, destacou a superintendente adjunta”.

O supervisor de Vigilância de Saúde Ambiental, Juliano Cunha, frisou que a escolha do bairro São José e São Miguel, foi devido aos índices de adoecimento por arboviroses da população na região. A estimativa é que mais 4,5 toneladas de materiais inservíveis que possam acumular água e potenciais criadouros do mosquito transmissor foram recolhidos nesta manhã. “ A população continua acumulando pneus no interior dos seus imóveis e o mutirão é uma oportunidade de retirar este material e levá-lo para um lugar adequado, correto, onde não irá acumular água”, frisou.

24.02.2024-Divinópolis -Combate ao Aedes 3

Outros municípios da macrorregião Oeste também desenvolveram ações do dia D da campanha Minas Unida contra o Mosquito.

Piracema
No município foi realizada blitz educativa, mutirão de recolhimento de entulho e um stand informativo. Juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Piracema, estiveram presentes a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Atenção Primária à Saúde (APS).

Iguatama
Em todo município de Iguatama foram realizadas ações pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Rotary, igrejas católicas e evangélicas, White Martins, Heringer e Associações. Na ocasião, foi promovida uma carreata com que percorreu com parceiros todo o município com a presença do mosquito da dengue e carro de som com mensagens de conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Também foi lançada a campanha para incentivar os alunos das escolas e a população a gravarem vídeos eliminando focos da dengue nas suas residências e lotes.

Formiga
Uma blitz educativa ocorreu em Formiga no semáforo principal e na Feira
Livre, no centro da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Comunicação, realizou blitz educativa com distribuição de panfletos com informações sobre o combate ao mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

Perdigão
Em Perdigão, a ação ocorreu na praça Matriz e a população contou com orientação, mostra educativa e distribuição de panfletos pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Serra da Saudade
No dia 22, no período da manhã, foi realizado um teatro de fantoches no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Menino Jesus, abordando o tema dengue. As crianças esclareceram suas dúvidas e foram orientadas sobre como combater o mosquito e em relação aos sintomas da doença. Foram distribuídos panfletos direcionados aos pais dos alunos. No mesmo dia, também foi realizado teatro de fantoches na Escola Municipal Luís em Machado Filho, distribuição de panfletos informativos e o médico da unidade orientou as crianças e adolescentes sobre a dengue.

Nova Serrana
O município de Nova Serrana, em parceria com as secretaria municipal de Saúde, Obras e Educação, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, realizou mutirão de limpeza, mostra educativa, distribuição de panfletos nos bairros Ana Carolina, Santo Antonio, Industrial,Santa Sara, Santa Tereza, Maria Rita ,Planalto, Itapuã, Belvedere, Antonio Venancio 1 E 2, Lincoln Nogueira 1 e 2, Frei Ambrósio, Esplanada, Concesso Elias, Sandra Regina, Campo Belo e Amaral.

São Gonçalo do Pará
No dia D, 24/2, parceiros da Secretaria Municipal de Obras, juntamente com a população, realizaram coleta de materiais não utilizados que pudessem se tornar criadouro do mosquito e que estavam acumulados em residências.

Itaguara
O município de Itaguara realizou o dia D da campanha Minas Unida Contra o Mosquito nos bairros Nogueiras, Jardim Europa, Mateus, Raimundo Lara, Centro e Margarida Malta. A ação contou com a participação da população, Agentes de Combate a Endemias (ACE), coordenadores da Saúde e alunos do curso técnico de enfermagem. Na ocasião, foi promovido uma passeata educativa com o intuito de orientar os moradores sobre a coleta seletiva de objetos como pneus, plásticos e ferro velho que vai ocorrer nos dias 27/02 e 28/02 na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância da coleta dos materiais para evitar a proliferação dos focos de dengue.

Carmópolis de Minas
Mutirão de limpeza e visitas educativas ocorreram em Carmópolis de Minas nos bairros Fátima, Santo Antônio, Boa Vista, Padre Erlei, Cachoeirinha, Centro, Amaral, Glória e Cacimba.

Lagoa da Prata
O dia D da campanha Minas Unida contra o mosquito em Lagoa da Prata ocorreu na praça da matriz. O município realizou panfletagem e blitz educativa em parceria com a Associação de Catadores de Lagoa da Prata, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Comunicação.

Igaratinga
Em Igaratinga, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirão de limpeza, mostra educativa, distribuição de panfletos e de água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) para combater as larvas do mosquito Aedes. Foi ressaltado também o papel de cada cidadão em relação à prevenção e combate à dengue. As ações foram realizadas na praça Manoel de Assis e bairros Limas e Antunes. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, (Procon), as secretarias municipais de Cultura e de Infraestrutura e Serviços Urbanos também participaram da ação.


Moema
Nos dias 21, 22 e 23/3, o município de Moema realizou ações relacionadas ao movimento "Minas Unida contra o mosquito". Ocorreram mutirões de limpeza na cidade e teatros nas escolas do municípios. As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (equipe administrativa, equipes de saúde da Família e endemias), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras e Serviços e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A secretária Municipal de Saúde, Vanessa Israel, destacou a importância da ação. "A dengue está assolando a nossa região e a nossa missão é proteger nossos munícipes, unidos e trabalhando diariamente com educação em saúde e as orientações e capacitações recebidas iremos vencer mais essa batalha., disse.

Bambuí
Na feira livre do município de Bambuí ocorreu panfletagem, demonstração de formas de prevenção, informação sobre sintomas, formas de tratamento e demais cuidados quanto à dengue.

Cana Verde
Entre os dias 20 e 22/2,O o município de Cana verde realizou ação de Capacitação das Equipes sobre o manejo Clínico das Arboviroses, Capacitação de Enfrentamento e Combate ao Mosquito com os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agente Comunitários de Saúde ( ACS), reuniões com lideranças religiosas, visando fortalecer parcerias para mobilização da população, além de sensibilização com alunos da Escola Master.

São Sebastião do Oeste
No dia 23/02, São Sebastião do Oeste realizou ações de mobilização do dia D de Combate à dengue. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras, organizou um mutirão por toda a cidade com o objetivo de recolher materiais que pudessem ser criadouros do mosquito. Os Agentes de Combate a Endemias, juntamente com os funcionários da Secretaria Municipal de Obras fizeram o recolhimento dos materiais.

Luz
Nesta sexta-feira, 23/02, o município de Luz realizou o dia da campanha Minas unida contra o mosquito com uma carreata que percorreu todos os bairros da cidade. O ato contou com a participação de todos os setores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde - Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde, dentre outros. A ação contou ainda com a parceria do Setor de Fiscalização de Postura, do Rotary Club de Luz, Casa da Amizade e várias secretarias da Administração Municipal. Durante o percurso, a secretária municipal de Saúde, Luana Carvalho Mendes Silva, juntamente com o prefeito Agostinho Carlos Oliveira, destacou a importância da ação e alertou a população quanto ao número preocupante de casos notificados por suspeita de dengue. Os moradores de Luz foram orientados em relação ao combate ao mosquito Aedes e informados sobre a importância de manter o quintal e casa sempre limpos, não deixando água parada para evitar que o mosquito se prolifere.

Cláudio
O dia D de combate ao mosquito Aedes em Cláudio foi marcado pelo recolhimento de materiais em tambores recicláveis na Praça Levy, Caminhão “Cata-Treco, para o descarte correto de objetos volumosos e passíveis de acúmulo de água, e ação de bota-fora no bairro Victor de Freitas, com distribuição de sacos de lixo para recolher materiais não utilizados que poderia ser criadouros do mosquito. Ocorreu também uma blitz educativa para distribuição de panfletos nos sinais de trânsito do Centro da cidade e mutirão de visitas casa a casa nos bairros São Francisco e Angelina Quirino.

Pains
O município de Pains realizou o dia D campanha Minas Unida contra o mosquito” Panfletagem em evento "Torneio de futebol” e replicação do material informativo.

Carmo do Cajuru
O município de Carmo do Cajuru aproveitou também o dia D para realizar visitas domiciliares nos imóveis que ficam fechados durante a semana. Casa a casa, os agentes orientaram a população quanto à prevenção e o combate ao Aedes.

A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão