Com o objetivo de discutir e dialogar sobre a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), além de, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Extrema, o 52º Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. O evento, que também auxiliou na articulação e integração da Raps, ocorreu no dia 9 de agosto, em Extrema.
No evento, as referências técnicas municipais de saúde mental dos 53 municípios da área de atuação da SRS Pouso Alegre, profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) e dos hospitais foram informados sobre a Raps do município de Extrema, a Raps Regional, a importância da articulação Rede de Atenção Psicossocial e em relação às atualizações regulamentares. Os participantes puderam assistir palestra sobre manejo de crises e relato de experiência de leitos de saúde mental em hospital geral do município mineiro de Bueno Brandão.
A psiquiatra e coordenadora da Saúde Mental da Extrema, Dra. Camila Vicente Molina, ressaltou a importância do manejo de crises no contexto da Saúde Mental. “Este encontro teve o intuito de discutir as diretrizes técnicas e políticas públicas de saúde mental, com uma perspectiva de educação permanente no cuidado e manejo de pacientes em sofrimento mental, enfatizando o manejo de crises. A participação de toda rede de atenção à saúde mental, conhecida como Raps, fortaleceu a relação intersetorial, a articulação de todos os setores e o olhar integral do paciente em sofrimento psíquico, ponderou Camila Molina.
Caps
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tem como objetivo tratar e reabilitar as pessoas com transtornos mentais. É um serviço aberto e comunitário, fornecido pelo SUS para pessoas com sofrimento mental intenso, principalmente nos momentos de crise. Em Extrema o Caps existe desde 2006 e oferece tratamento humanizado, com respeito à liberdade e dignidade dos participantes. Dentro dos princípios norteadores da reforma psiquiátrica e com a lógica de território, abrange os municípios de Itapeva, Toledo e Munhoz. Em sua equipe há médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e outros profissionais que atuam em conjunto.
Autor: Otávio Coutinho