Núcleo de Vigilância em Saúde inicia projeto Vigilância em Campo na SRS Juiz de Fora

Imagem

O projeto Vigilância em Campo, idealizado pelo Núcleo de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Juiz de Fora, teve início no dia 28 de junho, em Bom Jardim de Minas. O objetivo do projeto é conhecer a realidade da vigilância dos municípios de cada microrregião e proporcionar às referências municipais o entendimento sobre as competências atribuídas à Vigilância em Saúde.

Na SRS, o núcleo, coordenado por Schirley Santana Medeiros, é subdividido em Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. A partir da apresentação dos conceitos, cada representante municipal pôde expor a organização local. Participaram os municípios de Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Andrelândia, Lima Duarte, Liberdade, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Passa Vinte, Pedro Teixeira e Olaria.

A coordenadora do núcleo, Schirley Santana Medeiros, explicou que “existem questões que merecem maior atenção, como a articulação entre as vigilâncias, os processos de trabalho ligados à saúde e a comunicação de risco. Esses pontos remetem a uma preocupação necessária sobre o que está acontecendo no território. Por exemplo: surgiu um caso de tétano, então a vigilância precisa averiguar e comunicar para que haja respostas e ações”.

No encontro foram abordados os temas: resoluções, comitê de arboviroses, projeto de cobertura vacinal, situação de saúde, centro colaborador, entre outros. Além disso, foi realizada também no evento uma atividade que consistia em elaborar um plano de ação, no qual seriam verificados os recursos financeiros disponíveis em resoluções para os municípios, e articular as ações necessárias para que o plano pudesse ser colocado em prática.

O que é Vigilância em Saúde?

Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), entende-se por Vigilância em Saúde o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, o que também inclui regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

Próximo passos do projeto

Segundo a coordenadora Schirley Miranda, o projeto vai seguir para a microrregião Bicas/São João Nepomuceno, a previsão é que seja em agosto. “A proposta é que a reunião seja realizada num município mais central da microrregião para facilitar o deslocamento dos representantes vizinhos. A partir disso, será definida uma data certa no mês de agosto”, finalizou.

Autor: Jonathas Mendes / Foto: Divulgação Prefeitura Bom Jardim de Minas

Rolar para cima