O Núcleo de Imunização da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira realizou, na terça-feira 18 de abril, no laboratório de informática do Centro Universitário UNA, uma capacitação sobre o Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES), que integra o Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
A oficina teve como objetivo capacitar os técnicos da sala de vacina sobre a manipulação do sistema de estoque dos insumos e a importância do seu controle na rotina da vacinação.
A referência técnica em imunização da GRS Itabira, Marcella Cristina Silva Braga, esclareceu que o SIES é um sistema logístico de fácil acesso, autoexplicativo, que fornece informações sobre os imunobiológicos da rotina dos centros especiais e dos aplicados durante as campanhas nacionais de vacinação, acompanha as notificações de eventos adversos pós-vacinação, além do estoque e utilização de imunobiológicos nas salas de vacinação.
“O sistema em si, visa agilizar, facilitar, e aprimorar o abastecimento de insumos estratégicos, por meio da gestão eficiente dos processos de recebimento, distribuição e acompanhamento de estoques dos insumos estratégicos. É pelo SIES que os municípios solicitam as vacinas para, posteriormente, adquiri-las e administrá-las na sala de vacina”, destacou Marcella.
A capacitação contou com a presença da referência técnica do SIES do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Adriano Ferreira Matos, que detalhou as formas de operacionalizar todo o Sistema. Matos afirmou que, com o SIES, a organização dos processos de trabalho melhora significativamente, resultando na qualificação das informações dos bancos de dados dos municípios, do Estado e do Ministério da Saúde.
“Com a oficina podemos auxiliar os usuários e técnicos na interação com o sistema, facilitando as operações realizadas, sempre delimitada de acordo com o perfil com que o usuário se encontra habilitado. Com isso, os municípios ficam preparados para a inserção de dados no sistema, possibilitando que o Estado e o Ministério da Saúde possam acompanhar em tempo real a cobertura vacinal em todo país”, finalizou Adriano.
O evento foi direcionado para todos os 24 municípios da área de atuação da GRS Itabira, e foi realizado em dois turnos (12 municípios por turno).
Autor: Flávio A. R. Samuel