Colegiado Gestor discute atenção à crise na Saúde Mental, em Pedra Azul

Imagem

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou no dia 15 de fevereiro, no auditório da Casa Paroquial, em Pedra Azul, o IX Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, com o tema: “Atenção à Crise na Saúde Mental”.

A médica psiquiatra da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG), Luzmarina Morelo, falou sobre a atenção à crise em saúde mental, abordando os três níveis de atenção: primária, secundária e terciária. Luzmarina também discutiu os estágios da Reforma Psiquiátrica e a interface com o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a importância do trabalho em rede com outras políticas, como educação, políticas sociais e judiciário. Além disso, ela destacou a importância de humanizar o atendimento, enfatizando a percepção do sujeito e da família por meio da escuta atenta e das necessidades evidenciadas pelos mesmos.

O diretor da GRS Pedra Azul, Marcelo Alves, reforçou que o Colegiado vem realizando um trabalho qualificado. “Parabenizo a equipe da CAS pela realização do evento. Percebemos que houve uma evolução dos pontos de atenção da rede e esse momento de educação permanente para os profissionais, através de palestras, informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e troca de conhecimento entre os participantes, é muito importante para integração e fortalecimento da rede”, defendeu.

A coordenadora da CAS, Michele Ferraz, fez uma análise sobre o cenário do atendimento dos pacientes da RAPS. “Acredito que quanto mais humanizadas e resolutivas forem as ações de atenção nas situações de crise, melhor será a resolutividade da Rede. Historicamente, no Brasil, existe um cenário em que a assistência à pessoa com transtornos mentais em situações de crise é marcada pelo isolamento, pela institucionalização, por medidas involuntárias e pela violação de direitos humanos. É preciso acolher com mais amor, quebrar paradigmas, sair do modelo asilar, das longas internações, que historicamente produzem moradores de hospitais psiquiátricos”, disse.

O Supervisor Clínico-Institucional da RAPS de Pedra Azul, Glaubert Gomes de Souza, realizou o acolhimento com abordagem sobre as vulnerabilidades profissionais e da RAPS através da perspectiva da empatia para com aquele que possui sofrimento mental. Utilizando técnicas da Política de Humanização e de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, foram feitos dois exercícios com o público alvo do encontro. No primeiro, através de uma meditação guiada, refletiu-se sobre a invisibilidade do sujeito que possui sofrimento mental e muitas vezes não consegue ser percebido de imediato pela RAPS. Outro ponto abordado foram os pontos fortes do colegiado, que é impulsionado na Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, numa perspectiva de resistência e renovação constante. Em seguida foi utilizada uma dinâmica de interação entre os participantes para reflexão da filosofia UBUNTU – relação indivíduo comunidade, numa perspectiva da humanidade para com os outros.

A referência de saúde mental da GRS Pedra Azul, Daniela Mendes, trouxe uma reflexão sobre o resultado final da reunião, que possibilitará aos profissionais fortalecerem suas ações no território. “Apesar dos avanços com a RAPS, existem ainda fragilidades na assistência à crise na saúde mental. A presença de Luzmarina trouxe reflexões aos participantes quanto ao manejo prestado. Acredito que muitos retornarão aos municípios discutindo com suas equipes as práticas atuais, redesenhando-as de forma leve e humanizada. Hoje mais uma semente foi plantada”, avaliou.

O colegiado contou com a participação da psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Micheline Reis, que tratou sobre o papel do CEREST na assistência a saúde do trabalhador e apoio técnico na capacitação dessa equipe; e do Coordenador Municipal de Saúde Mental de Rubim, Arthur Aguiar, que trouxe a experiência com a contratação da equipe, os desafios e ações que vem executando frente à assistência dos profissionais de saúde.

Foram convidados para participar do evento os Coordenadores e Referências Técnicas Municipais de Saúde Mental; Coordenadores dos CAPS; Referências Técnicas Hospitalares em Saúde Mental; Gestores Hospitalares; Referências Técnicas do CEREST de Pedra Azul; Coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS); Supervisores Clínico-Institucionais; Médicos Clínicos e Psiquiatras da APS, CAPS e Hospitais Gerais.

Autor: Allan Gomes Campos

Rolar para cima