Montes Claros ganha primeiro serviço de motolância administrado por consórcio intermunicipal em MG

Foto: Ascom/Cisrum

Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que administra o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) da macrorregião de Saúde Norte, inaugurou o primeiro serviço de Motolância que passará a prestar serviços à população de Montes Claros a partir de fevereiro. A viabilização do serviço tem o apoio do Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), assegurou o repasse de incentivo financeiro para a manutenção da iniciativa.

A cerimônia de implantação do serviço e apresentação de duas motocicletas equipadas para prestar suporte básico de vida, foi realizada no auditório da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os veículos serão tripulados por técnicos de enfermagem que já trabalham no SAMU e que passaram por treinamento específico para operar o novo serviço.

 

Equipamentos

As motocicletas possuem vários equipamentos, entre eles cilindro de oxigênio, colar cervical, desfibrilador externo automático, talas de imobilização e cânula de Guedel. Esses equipamentos são utilizados na realização de atendimentos a traumas e ocorrências extremamente críticas, como parada cardiorrespiratória, Acidente Vascular Cerebral (AVC), obstrução de vias aéreas, entre outros.

O presidente do Cisrun, Marcelo Meireles, prefeito de São Romão, destacou que o apoio do Governo de Minas na implantação do serviço de motolância possibilitará ao SAMU reduzir em até 50% o deslocamento de profissionais para a realização de atendimentos de urgência e emergência até que uma ambulância chegue ao local para realizar a transferência de pacientes a hospitais. “Pelo fato de Montes Claros possuir um perfil de emergência pré-hsopitalar diferenciado, em virtude do tamanho da cidade, da existência de locais de difícil acesso, além de um tráfego intenso de veículos, com a implantação do serviço de motolância vamos reduzir o tempo de assistência aos pacientes e, consequentemente, as sequelas”, pontuou o presidente.   

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, avalia que a implantação do serviço de motolância “reforça a importância do trabalho que o SAMU tem implementado no Norte de Minas e, sobretudo em Montes Claros, que sedia um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, interligando as regiões Sudeste e Nordeste”. 

 

Modernização

Na primeira quinzena deste mês o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU da macrorregião de Saúde Norte realizou treinamento para a implantação do novo Sistema vSkySAMU para os profissionais que atuam na regulação médica e nas equipes de intervenção. O vSkySAMU é um avançado sistema de regulação médica e comunicação que agiliza o contato entre a central de regulação do SAMU e as ambulâncias. Ele permite a comunicação entre a central e as equipes de atendimento em qualquer lugar, combinando as tecnologias 3G/GPRS e de satélites geoestacionários de última geração. A capacitação teve como objetivo atualizar os colaboradores da instituição sobre o novo sistema de registro de ocorrências que está sendo implantado.

Além de modernizar o trabalho dos profissionais, a iniciativa possibilitará a redução do tempo para atendimento das ocorrências. Todas as ambulâncias passarão a contar com smartphones para que a regulação possa contatar os socorristas visando orientá-los sobre os atendimentos; atualizar os rádios operadores sobre a sua localização; repassar informações sobre pacientes, além de orientações de médicos reguladores aos socorristas sobre a conduta a ser tomada junto aos pacientes.

Ubiratan Correia, coordenador do NEP explica que com o uso de smartphone, entre outras orientações, os socorristas receberão automaticamente na tela do telefone celular as informações iniciais sobre as ocorrências, como nome do paciente, idade, endereço e motivo do chamado. “Com isso, não haverá mais a necessidade de anotar manualmente as informações na ficha de atendimento como acontece hoje. Já no local da ocorrência, o socorrista poderá informar o status do paciente ao médico regulador através do aparelho. O médico terá as informações em tempo real em seu computador e poderá passar as orientações de atendimento necessárias para cada caso”.

O coordenador explica ainda que “quando temos um pico de chamados, várias ocorrências chegam na tela do médico regulador e, algumas vezes, o contato por voz, o diálogo entre o médico regulador e as equipes de intervenção, ou com o solicitante, pode demorar um pouco e delongar o tempo para atendimento desta ocorrência”. Agora, eles terão informações precisas do local da ocorrência, o que contribuirá, segundo o coordenador, para uma orientação mais rápida e assertiva aos profissionais.

 

Autor: Pedro Ricardo

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