Entre os dias 24 e 27 de outubro, a equipe técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu uma capacitação voltada para fiscais sanitários dos 34 municípios da área de abrangência da regional. Cerca de 50 servidores municipais participaram do encontro.
De acordo com Karen Siqueira, referência técnica de Vigilância de Medicamentos e Congêneres, a iniciativa do encontro partiu de necessidades apontadas pelos próprios fiscais. “Fizemos um levantamento das atividades que mais geravam dúvidas para realizar as inspeções. Então, preparamos uma capacitação ampla e bem detalhada, que contemplasse tanto os fiscais mais antigos, como os fiscais recém-chegados”, disse. “Normalmente temos uma rotatividade de fiscais muito grande, então selecionamos os temas que eles têm mais dúvidas para deixá-los mais seguros e alinhados sobre suas competências. Foram quatro dias muito produtivos e que proporcionaram a troca de experiências entre os municípios”, ressaltou Karen.
Na ocasião, os fiscais foram orientados sobre os requisitos para abertura e fechamento de drogarias e postos de medicamentos; condução de inspeção em drogarias, farmácias públicas e postos de medicamentos; boas práticas de dispensação de medicamentos; análise de documentos em inspeção – PGRSS POP, manual de boas práticas farmacêuticas; relatório de inspeção tripartite para drogarias; processo de aprovação de projeto arquitetônico; inclusão produtiva com segurança sanitária e Agricultura Familiar. Além disso, os participantes contaram com o suporte da arquiteta da SRS Diamantina Polyanna Oliveira Pinto, que apresentou técnicas de leitura e interpretação de projeto arquitetônico.
Para Francisco da Cunha Neto, fiscal recém-chegado na vigilância sanitária do município de Rio Vermelho, a capacitação foi muito esclarecedora, especialmente em relação à parte documental. “Como sou novo na área, estava tendo muita insegurança para fazer as inspeções. São muitos documentos e a legislação é muito específica para cada estabelecimento. Com a capacitação, saio mais tranquilo e seguro para realizar o meu trabalho. Foi muito bom”, destacou Francisco.
Os profissionais mais experientes que participaram da capacitação também reforçaram a importância do momento de atualização e alinhamento, como salientou Sebastião Júnior de Miranda, fiscal sanitário do município de Alvorada de Minas, que atua na área desde 2015. “Além de nos atualizarmos sobre as diversas normas e resoluções, a capacitação foi muito importante para que os municípios, junto com a regional, possam trabalhar o alinhamento de ações padronizadas, para atuarmos no território da mesma forma. É muito complicado quando não existe essa sintonia, gera muita comparação entre os municípios vizinhos”, frisou Júnior.
Nara Cristina Rocha, coordenadora da vigilância sanitária, destacou ainda que, “além de capacitar os novos profissionais e atualizar os mais experientes, o encontro serviu para esclarecer e auxiliar o alcance das metas estabelecidas pelos indicadores do Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária, assunto inerente à prática de suas atividades no desenvolvimento das ações da VISA em sua municipalidade”, finalizou Nara.
Autor: Ricardo Maciel