De acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), consultados em 4 de outubro de 2022, apenas 59,34% do público elegível foi vacinado contra poliomielite na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora desde o início das campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, em 8 de agosto de 2022.
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95% do público elegível na campanha contra a pólio, as campanhas foram prorrogadas até o dia 21 de outubro. O novo prazo foi divulgado na última terça-feira (4 de outubro) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O papel da SRS Juiz de Fora na prevenção da pólio
O Brasil recebeu o certificado de eliminação da poliomielite em 1994. Porém, o país corre alto risco de reintrodução da doença por causa da queda na adesão à vacinação. “Isso é preocupante porque coberturas abaixo de 95% colocam toda a região em risco, uma vez que as barreiras geográficas estão cada vez mais fluidas, sendo as crianças muito expostas ao risco de desenvolver a paralisia”, esclarece Cimara Vieira, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Juiz de Fora.
A SRS se mantém atuante, oferecendo o suporte necessário aos municípios na campanha. “A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora vem realizando ações essenciais em salas de vacina de todos os municípios, oferecendo oficinas de cobertura vacinal e orientações diárias”, destaca Cimara. Além disso, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica mantém a equipe disponível todos os dias para esclarecimento de dúvidas e estímulo da cobertura vacinal.
A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. O público-alvo são crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Depois de completar o esquema básico de vacinação com três doses da Vacina Injetável, as crianças também devem ser imunizadas com a Vacina Oral – a gotinha.
Multivacinação
Além da vacinação contra a pólio, o Ministério da Saúde também promove a Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes com até 14 anos, que ainda não estão vacinados ou que estejam com esquemas vacinais incompletos.
Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Já para os adolescentes, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre Amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Autor: Marcella Victer