A troca de experiências com o Saúde em Rede foi uma das principais atividades apresentadas durante a oficina do 5º ciclo de formação de tutores municipais do projeto, na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, realizada entre os dias 09 e 10 de junho. Essa abordagem atende à metodologia do Saúde em Rede, que se baseia na utilização de práticas problematizadoras, que proporcionam uma ação reflexiva dos atores envolvidos, e propõem o desenvolvimento de ações efetivas a partir de um processo de planejamento estratégico e participativo.
A discussão principal girou em torno do acesso aos serviços nas Unidades de Saúde, em como as pessoas são acolhidas e informadas sobre os serviços do SUS. “A conversa entre os profissionais dos 31 municípios da área de abrangência da URS Ubá é fundamental para que cada um contribua com seu conhecimento adquirido, compartilhando também a aplicação do Saúde em Rede em seu território. Pelo que contaram, tem sido muito produtivo participar desse projeto”, contou Paloma Inocêncio, analista regional do Saúde em Rede na GRS Ubá.
Depois da oficina, os tutores municipais retornaram e aplicaram as atividades com as equipes de Saúde, como foi o caso de Rodeiro, que realizou esta multiplicação de saber nos dias 14 e 15 de junho. “O Saúde em Rede contribuiu para melhorar o entrosamento dos componentes da equipe, estão mais unidos e motivados. Também ampliou a compreensão da importância da Atenção Primária da Saúde na resolutividade das demandas da população”, contou Paulina Corbeli Peron, tutora do Projeto Saúde em Rede em Rodeiro.
Com cinco ciclos realizados, tutores avaliam o impacto das atividades nos municípios e enfatizam o conhecimento que estão adquirindo para a melhoria do trabalho e da assistência aos usuários. “O projeto proporcionou a reorganização dos fluxos no processo de trabalho, refletindo em melhora no atendimento e acolhimento do usuário. Estamos muito satisfeitos em poder implantar e executar o Saúde em Rede, e já é possível observar bons frutos derivados dele em nossa unidade de saúde”, finalizou Paulina.
Autor: Keila Lima