O município de Várzea da Palma, integrante da microrregião de saúde de Pirapora, ocupa lugar de destaque na última avaliação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no combate à reintrodução de doenças imunopreveníveis. A conquista somente foi possível em razão de estratégias utilizadas pelo município para alcançar as metas de cobertura vacinal em crianças de 0 a 2 anos de idade no ano de 2021, conferindo uma classificação de risco denominada “muito baixo” para reintrodução de doenças imunopreveníveis.
O trabalho desempenhado pela equipe de imunização do município foi apresentado na centésima octogésima reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da microrregião de saúde de Pirapora, realizada na primeira semana de junho.
A coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora e referência técnica da Imunização, Flávia Rocha Teixeira Mota, idealizou o convite para a apresentação da experiência exitosa de Várzea da Palma com o objetivo de homenagear os profissionais da equipe de imunização local e estimular os demais municípios a implementarem nos serviços de saúde dos seus municípios as ações que possibilitaram o alcance da meta das coberturas vacinais no município. Flávia destacou que “mesmo com as particularidades territoriais e dificuldades durante a pandemia, é possível, com medidas simples, oferecer um serviço de imunização não só de qualidade, mas que alcance o seu objetivo”.
O secretário municipal de saúde, Ronaldo Soares Campelo, explica que Várzea da Palma possui uma sala de vacinação em cada uma das unidades básicas de saúde para garantir a vacinação dentro do território, sendo ao todo 08 salas de imunização. Para Ronaldo, dentre outras atividades implementadas, “o trabalho conjunto do serviço de imunização com a atenção primária foi fundamental para alcançar os resultados, pois cada equipe tornou-se responsável pela cobertura vacinal da população de sua área de abrangência, melhorando assim o acesso, pois a vacina está mais próxima da população”, disse.
A referência técnica de imunização do município de Várzea da Palma, Erly Teixeira, disse que foi gratificante receber o convite pela GRS, e agradeceu a oportunidade em poder compartilhar com os demais municípios o trabalho que tem realizado relacionado às ações de imunização. “A equipe trabalha com o principal objetivo de conseguir uma cobertura eficaz da população, especialmente as crianças, evitando assim a reintrodução de doenças que já estão controladas na nossa cidade. Com muito trabalho e engajamento da equipe alcançamos as metas, e o apoio dos agentes comunitários de saúde, realizando busca ativa, acompanhamento e monitoramento das doses aplicadas para um calendário completo”. Ao final expressa: “ficamos muito felizes com o resultado e com esta oportunidade de partilhar experiências”, disse Erly.
Autor: Lillian Morais Silva Tararam