Hospital Regional Antônio Dias terá novo tomógrafo em funcionamento ainda neste mês

Imagem

Em visita ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), no último sábado (7/8), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a instalação de um novo tomógrafo para a unidade. “Ainda neste mês, o equipamento estará em funcionamento para ajudar nos atendimentos da região, já que o HRAD é referência para casos de traumas e urgências clínicas, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), por exemplo. Com essa aquisição, teremos dois tomógrafos na unidade, já que o antigo passou recentemente por uma reforma”, explica.

O planejamento e o início do processo começaram há cerca de um ano, como explicou a presidente da Fhemig, Renata Dias. “A obra do tomógrafo foi planejada pelo secretário, quando esteve à frente Fhemig. O equipamento já havia sido comprado, demos continuidade à implementação e hoje estamos aqui concretizando um sonho há muito tempo esperado pela população”, diz.

A diretora do HRAD, Valéria Costa Queiroz, concorda que será uma grande contribuição para a qualidade do atendimento prestado aos usuários. “Nosso antigo equipamento já está com a vida útil comprometida e sozinho não suporta o volume de exames que realizamos, principalmente na urgência. Com um aparelho mais moderno, esperamos melhorar o fluxo dos atendimentos de forma considerável”, avalia.

O HRAD ocupa uma posição estratégica, com grande capacidade de resposta aos usuários. Mesmo assim, devido à escassez de outros prestadores na região e pelo fato de ser referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos atendimentos de alta complexidade, sua sobrecarga tem sido frequente nos últimos meses, principalmente por causa do dos casos da covid-19, que também são referenciados no hospital.

“Além de novos equipamentos, que contribuem para a qualidade e a agilidade da assistência, também trabalhamos com um Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) específico para o HRAD, nos mesmos moldes do documento padrão da Fhemig, que é um norteador para contingenciar e organizar a gestão de leitos e o fluxo hospitalar”, informou a diretora assistencial Lucineia Carvalhais. O PCPH entrou em implantação há 30 dias e já foi acionado na unidade.

Créditos: Fábio Marchetto

Os gestores, acompanhados pelo diretor clínico do HRAD, Alfredo Nakao, percorreram o hospital, visitaram os setores de atendimento aos casos de covid-19, as Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Neonatal e Pediátrica, a Maternidade (especializada em gestações de alto risco), entre outros locais. Ainda em Patos de Minas, o secretário, a presidente e a diretora da Fhemig participaram do lançamento da Santa Casa no município, ao lado do Governador Romeu Zema, do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e de autoridades da região.

Perfil assistencial do HRAD

O HRAD realiza atendimentos de média e alta complexidade e é referência regional em Urgências e Emergências, atendendo a cerca de 700 mil habitantes de 33 municípios circunscritos na Macrorregião Noroeste. O hospital conta com UTI Adulto e Neonatal, além de maternidade de alto risco, e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral, cirurgias oncológicas, ortopedia, bucomaxilofacial, neurologia e ginecologia e obstetrícia. O hospital ainda possui atendimento ambulatorial eletivo para pacientes egressos em ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica reparadora, ginecologia e obstetrícia, entre outros.

Autor: Michèlle de Toledo Guirlanda/Fhemig

Rolar para cima