Covid: Norte de Minas recebe nova remessa de 61,1 mil doses de vacinas

Crédito: Pedro Ricardo

Nesta sexta-feira, 25, os 86 municípios que integram a macrorregião Norte receberam 61.134 doses de vacinas contra a covid-19, repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com a nova remessa, entre outras pessoas que integram o público-alvo, estão 2.265 trabalhadores do ensino superior e a vacinação das primeiras 234 pessoas em situação de rua.

Para 54 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foram destinadas 41.900 doses de vacinas da AstraZeneca, envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro;  e 126 doses da multinacional norte-americana Pfizer/BioNtech. Pelo fato de ter a maior população do Norte de Minas, para Montes Claros foram repassadas 16.195 doses da AstraZeneca e 24 da Pfizer.

Por outro lado, para 25 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, foram entregues 13.500 doses da AstraZeneca e 72 da Pfizer.

Outras 5.500 doses da AstraZeneca e 36 da Pfizer foram repassadas para sete municípios que estão jurisdicionados à GRS de Pirapora.

Com a 26ª remessa, o Norte de Minas contabiliza o recebimento de 942.254 doses de vacinas da CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan, em São Paulo; da AstraZeneca e da Pfizer.

Públicos-alvos

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que a orientação repassada aos municípios é de que as vacinas da AstraZeneca deverão ser utilizadas na aplicação da segunda dose em pessoas com idade entre 60 e 64 anos, completando 79% desse público-alvo; em profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas e complemento do esquema vacinal em pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas com comorbidades e em pessoas com deficiência física permanente.

Com as vacinas da AstraZeneca, os municípios também deverão iniciar a vacinação de mais 30% dos trabalhadores de Educação do ensino superior. Com isso, na área de atuação da SRS de Montes Claros serão contemplados mais 2.210 profissionais; 30 trabalhadores na área de jurisdição da GRS de Januária e 25, na GRS de Pirapora.

Já as vacinas da Pfizer, salienta Agna Menezes, deverão ser aplicadas em 20% das pessoas em situação de rua. A previsão é de que na área de atuação da SRS de Montes Claros sejam contempladas 126 pessoas; 72 na GRS de Januária e 36 na GRS de Pirapora.

A coordenadora de Vigilância em Saúde salienta que todos os municípios já foram alertados pela SES-MG de que as secretarias “que, tempestivamente optem  a vacinar uma novo grupo com a primeira dose de vacinas da AstraZeneca ao invés de completar o esquema vacinal de quem já tomou a primeira dose, o Programa Nacional de Imunizações (PNI)  não garante a entrega de dose complementar. Nesse caso, o município assumirá o risco de ficar descoberto, conforme previsto em ofício enviado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde”.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima